O tamanho da Lua

Perguntas e Dúvidas?

Outro dia, eu estava num restaurante, quando ouvi alguém perguntar na mesa ao lado, com uma turma grande:

- Qual é o tamanho da Lua?

Eu sei a resposta, pensei, uns 3.500 km de diâmetro. Aí alguém respondeu na outra mesa:

- Do tamanho de um prato. Isso quando está nascendo, bem cheia. Quando está no alto fica do tamanho de uma laranja.

Alguns concordaram, outros disseram que era maior, mas ninguém questionou a distância da Lua. Será que estávamos pensando na mesma Lua? Claro que sim. Lua "bem cheia" só tem uma.

Aí eu resolvi testar o conhecimento da minha turma. Durante alguns dias, perguntei a várias pessoas, crianças, estudantes e adultos sobre o tamanho da Lua.

Para minha surpresa, as respostas foram bem parecidas com aquelas que ouvi no restaurante. Poucos souberam levantar o problema da distância relacionada ao tamanho.

Quando eu disse que a Lua era do tamanho de uma moeda de um real vista a três metros de distância, quase apanhei! Acharam muito pequena!

Mas é assim mesmo! A Lua é vista da Terra sob um ângulo de 29 minutos de arco, quase meio grau. Então por que nos parece tão grande? Principalmente quando está perto do horizonte?

Existem duas explicações básicas. Em primeiro lugar, quando a Lua está perto do horizonte, a comparamos com os prédios, árvores ou montanhas que estão longe de nós. Isto causa uma ilusão de óptica e nos induz a pensar que ela é maior do que estamos realmente vendo.
Outro fator é a refração da atmosfera, que curva os raios de luz tangenciais, fazendo chegar aos nossos olhos uma imagem ovalada e ligeiramente ampliada. Mas só quando comparamos fotografias é que podemos constatar esta diferença, porque é muito pequena. Quando a Lua fica mais alta, perdemos as referencias do horizonte e ela vai ficando menor. Tudo é ilusão de óptica!

2-mai-2002

Voltar