Gravity Probe B

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: Centro Espacial Marshall da NASA, Universidade de Stanford e Lockheed Martin

Destino: Órbita polar da Terra a 741 km de altura para uma missão de 16 meses.

Objetivo: Medir a deformação do espaço-tempo devida à massa da Terra e da rotação desta massa, conforme previsto pela teoria da relatividade de Albert Einstein em 1916.

Custo: Superior a 700 milhões de dólares

Projeto e construção: Universidade de Stanford e Lockheed Martin

Lançamento: 20-abr-2004 por foguete Delta-2 da base de Vandenberg na Califórnia.

Características: A astronave foi construída como uma enorme garrafa-térmica, contendo 2.400 litros de hélio no estado líquido, que contém os instrumentos.

Instrumentos: A Gravity Probe-B é constituída por quatro giroscópios sofisticados que irão providenciar um sistema de referência espaço-tempo quase perfeito. A missão irá procurar de uma maneira precisa por pequenas alterações no sentido da rotação dos giroscópios.

Histórico: Este projeto está buscando sua execução desde 1959 (há 45 anos!) quando foi proposto. Um dos motivos da demora é que alguns experimentos feitos na Terra já comprovaram parte da teoria, mas nunca com a precisão agora esperada.
Um dos maiores desafios técnicos da Gravity Probe foi manter o hélio líquido que envolve os instrumentos científicos no estado super-fluido, a uma temperatura próxima do zero absoluto, por mais de um ano.
11-out-2005 Termina o estoque de hélio do reservatório, após 50 semanas de coleta de dados. A análise dos dados deve ser concluída em um ano, quando serão publicados.

24-abr-2004

Feche esta janela para voltar