Genesys

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Ponto de Lagrange L1. Este ponto fica na linha Terra-Sol a 1,5E+9 metros da Terra. É o ponto onde a força da gravidade da Terra se iguala à do Sol. Em seguida a cápsula será selada e retornada à Terra.

Objetivo: Coletar partículas (10 a 20 microgramas) dos raios cósmicos e íons do vento solar durante 2 anos e retornar com as amostras à Terra. Retorno previsto para 8-set-2004.

Custo: US$ 260 milhões (2,6E+8 dólares)

Projeto e construção: NASA

Lançamento: 08-ago-2001 pelo Space Shutlle Discovery

Características: A astronave é composta de uma cápsula, que quando aberta exporá três placas coletoras com aproximadamente 1 metro quadrado cada. As placas coletoras usam conjuntos de safira, sílica, ouro e diamante. Paineis solares proverão a energia para os instrumentos e sistemas de bordo.

Instrumentos: Paineis Coletores / Concentrador/ Monitor do vento solar

Histórico: As amostras coletadas ajudarão a decifrar mistérios sobre a origem do sistema solar e da composição do Sol. A Genesis está coletando as amostras deste 16-nov-2001, quando chegou ao ponto de Lagrange L1. No início de abril de 2004 a cápsula, após selada, iniciou o caminho de retorno à Terra. A previsão de chegada é para 08-set-2004. Após a reentrada descerá de para-quedas no deserto de Utah e será recolhida antes de tocar o solo por um helicóptero. Uma equipe de resgate composta por exímios pilotos de filmes de ação foi treinada para este evento. A cápsula será então levada diretamente para uma "sala limpa" de um laboratório no Johnson Space Center onde será aberta e suas amostras analisadas.
08-set-2004 - Após uma reentrada na atmosfera conforme prevista, os para-quedas não foram acionados, provavelmente devido à falha dos pirotécnicos (explosivos) responsáveis pela abertura do compartimento. A sonda se chocou com o solo do deserto de Utah a 311 km/h, ficando severamente avariada. Cientistas da Nasa vão analisar os destroços para tentar recuperar parte das amostras recolhidas.

14-abr-2004

Feche esta janela para voltar