Stardust
Sample Return Capsule (SRC)

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Sobrevoar o Cometa Wild 2 (pronuncia-se vilt 2, devido à origem suiça do nome do descobridor) e retornar à Terra.

Objetivo: Coletar partículas da coma, a nuvem de gás que envolve a cabeça na cauda do cometa e retornar as amostras à Terra. Durante a loga jornada até o cometa, serão também coletados grãos de poeira interestrelar. Os cientistas acreditam que estas partículas datam da época de criação do sistema solar, formado a cerca de 4,6 milhões de anos atrás. As amostras serão lacradas em uma cápsula que retornará à Terra em 2006 e que serão estudadas em um laboratório especial para materiais extra terrestres.

Custo: 150 milhões de dolares (1992)

Projeto e construção: NASA 1995 / Lockheed Martin Astronautics

Lançamento: 7-fev-1999 em um foguete Delta II da Base de Cabo Canaveral, na Flórida.

Características: 350 kg

Instrumentos: A espaçonave dispõe de:
- placa de aerogel (espécie de espuma seca finíssima) em forma de raquete, para a coleta das partículas
- Cometary and Interstellar Dust Analyzer (CIDA)
- câmara geradora de imagens de alta resolução

Histórico: A sonda já terminou a fase de coleta em 2-jan-2004 e está retornando, com chegada prevista para janeiro de 2006.
Durante o sobrevoo, imagens da mais alta resolução já obtidas do núcleo foram enviadas, mostrando detalhes da superfície e estão sendo intensamente analisadas. Imagens de curta exposição mostram intrincados detalhes da superfície, enquanto fotos de longa exposição, feitas 10 segundos depois, revelam jatos de gás.
A composição destas imagens mostram detalhes jamais vistos de um corpo extra-terrestre. Fora o Sol, esta é atualmente a superfície mais ativa observada no sistema solar, pulverizando poeira e gás para o espaço e deixando um rastro de milhões de quilômetros de comprimento.
Equipada com paraquedas, a cápsula deverá descer no deserto de Utah, de onde será recolhida e entregue aos cientistas para analises detalhadas.
15-jan-2006 A cápsula foi recuperada com sucesso e levada a uma sala limpa onde será minuciosamente analisada.
29-jan-2006 A Stardust foi colocada em estado de hibernação para reativação futura. Está em órbita do Sol entre a Terra e Marte e a próxima passagem pela Terra se dará em janeiro de 2009.
24-mar-2011 A Stardust enviou sua última mensagem, logo depois do esgotamento do combustível e encerrou suas atividades.

24-abr-2004

Feche esta janela para voltar