Chandra
Observatório de raios X

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Órbita da Terra, com grande excentricidade, que a leva a 1/3 da distância da Lua (perigeu= 16.000 km / apogeu=133.000 km a cada 64h 18 min).

Objetivo: Detetar fontes de emissão de raios X de alta energia, como os remanescentes de supernovas.

Custo: 1,5 bilhões de dólares (1,5E+9 US$)

Projeto e construção: O planejamento foi iniciado em 1980, mas teve vários tropeços, entre eles, o desenvolvimento de tecnologia necessária para a geração de imagens de alta resolução e a explosão do Space Shuttle Challenger, em 1986.

Lançamento: Em 23-jul-1999 através do Space Shuttle Columbia a partir do Kennedy Space Center no Cabo Canaveral - Flórida.

Características: Telescópio orbital sensível a raios-X e raios gama com dois espelhos de 1,2 metros e quatro outros de menor diâmetro.

Instrumentos:
- Detetores de raios-X e raios gama
- Câmaras sensíveis a raios gama
- Espectroscópio de raios Gama

Histórico: O Observatório Chandra percorre 85% de sua órbita acima do Cinturão de Van Allen, nuvem de partículas carregadas que envolvem a Terra, o que permite 55 horas de observação a cada ciclo. O projeto, origináriamente chamado AXAF (Advanced X-ray Astrophisics Facility), teve seu nome mudado para homenagear o indiano Subrahmanyan Chandrasekhar, Prêmio Nobel de Física em 1983.
Apesar de projetado para operar por cinco anos, comemorados recentemente, o observatório tem combustível para fazer suas correções de órbita por mais 10 ou 15 anos, desde que seus instrumentos não falhem.

21-abr-2004

Feche esta janela para voltar