Mars Odyssey

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Órbita de Marte, 400 km (250 milhas) acima do planeta.

Objetivo: A Mars Odyssey é uma espaçonave orbital projetada para determinar a composição do planeta e de sua superfície, detetar água e gelo abaixo da superfície, estudar a radiação ambiente e criar um mapa térmico do planeta, além de procurar rastros de hidrogênio que poderiam indicar a existência de água.

Custo:

Projeto e construção: NASA

Lançamento: Em 7-abr-2001 por um foguete Delta-2

Características: 758 kg

Instrumentos:
- Thermal Emission Imaging System (THEMIS)
- Gamma Ray Spectrometer (GRS)
- Mars Radiation Environment Experiment (MARIE)

Histórico: Entrou em órbita ao redor do planeta vermelho em 24-out-2001.
26-ago-2004 - Após completar os trabalhos da missão, a astronave recebe encargos extras. Depois de servir de retransmissor para os dados enviados pelos rovers Spirit e Opportunity, ela deve continuar em operação até setembro de 2006, coletando dados por mais um ano marciano (686 dias) e nos mostrará as mudanças ocorridas na superfície durante este período.
Ela ainda poderá auxiliar na orientação da Mars Reconnaissance Orbiter, que deve chegar ao planeta em 2006.
13-out-2008 - Depois de uma segunda extensão da missão até 2008 a MO está iniciando uma terceira etapa de trabalho que deve durar por mais um ano marciano (cerca de dois anos terrestres) até setembro de 2010.
Para isso ela foi colocada em uma nova órbita, que permitirá coletar a radiação do solo mais eficientemente. A sonda está em perfeitas condições e tem combustível para operar até 2015.
Dezembro de 2010 A sonda se tornou a missão mais longa em torno de Marte, com dez anos de serviço.
Dezembro de 2010 A sonda recebe mais um encargo: poderá vir a ser um importante elo na comunicação da MSL-Curiosity que será lançada em 25 de novembro de 2011.

30-ago-2004

Feche esta janela para voltar