Ulysses

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: ESA-NASA

Destino: Órbita polar do Sol, a 80 graus do plano da eclíptica.

Objetivo: Medir a forma, dimensões e intensidade da magnestosfera fora do plano da eclíptica e sobre os polos do Sol, o comportamento do vento solar e coletar os mesmos dados de Júpiter (objetivo secundário).

Custo:

Projeto e construção: O projeto e construção da astronave ficaram a cargo da ESA, enquanto a NASA se responsabilizou pelo lançamento, rastreamento e coleta de dados.

Lançamento: 6-out-1990 pelo Space Shuttle e início da órbita de reforço gravitacional de Júpiter.
- 8-fev-1992 fez a primeira passagem por Júpiter e foi lançada fora do plano da eclíptica.
- 26-jun a 5-nov-1994 - primeira passagem sobre o polo sul solar
- 13-mar-1995 - 1ª passagem através do plano da eclíptica
- 19-jun-1995 - primeira passagem sobre o polo norte solar
- 09-mai-1998 - 2ª passagem através do plano da eclíptica
- 08-set-2000 a 16-jan-2001 - segunda passagem sobre o polo sul solar
- 25-mai-2001 - 3ª passagem através do plano da eclíptica
- 03-set a 12-dez-2001 - segunda passagem sobre o polo norte solar
- 04-fev-2004 - segundo reforço gravitacional de Júpiter
- 14-jul-2004 - 4ª passagem através do plano da eclíptica
- posição atual - aproximando de Júpiter

Características: Para operar à distância de Júpiter a sonda foi equipada com um Gerador Termoelétrico de Radio-isótopos (RTG) de 285 watts. Além de alimentar os instrumentos científicos, este gerador mantém aquecidos alguns componentes vitais da astronave, como os circuitos de hidrazina, combustível indispensável à manobras de orientação. A perda da capacidade do RGT para 205 watts devido ao grande tempo de uso pode comprometer a extensão da missão.

Instrumentos: Detetor de partículas (DUST), detetor de campo magnético, detetor de raios gama, detetor de raios cósmicos, sistema de orientação e transmissão de dados.

Histórico: A missão planejada para durar até 1995, já foi extendida três vezes, devido ao enorme sucesso da sonda. Espera-se que a Ulysses esteja de volta ao Sol em 2008, 13 anos além da data originalmente planejada.
A Ulysses é a primeira astronave a pesquisar a influência do Sol sobre o ambiente, fora do plano da eclíptica. Ela foi colocada em órbita pelo Space Shuttle, entretanto não existe nenhum propulsor capaz de imprimir à sonda a velocidade necessária para atingir uma órbita fora deste plano.
Por este motivo foi adotada uma trajetória em torno de Júpiter, para usar seu "reforço gravitacional" e assim atingir uma órbita com uma latitute de 80 graus (90 graus seria perpendicular ao plano da eclíptica).
Os instrumentos instalados na sonda para a pesquisa do Sol foram ajustados de modo que pudessem coletar também dados da radiação e magnetosfera de Júpiter, quando passasse próximo ao planeta.
Ela já contribuiu com importantes novos dados, especialmente sobre a rápida mudança de tamanho da magnetosfera com a mudança da pressão do vento solar, e sobre o "torus de plasma" de Io, formado por partículas lançadas ao espaço pelos vulcões de Io e orientados pelo campo magnético de Júpiter.
Com a queda da produção de energia do RTG e a necessidade de ativar todos os instrumentos, existe uma grande expectativa se a astronave conseguirá executar as medições de Júpiter sem se congelar e retornar ao Sol para as importantes medições do "mínimo solar" que se iniciará em 2006.

17-nov-2006 A sonda Ulysses inicia os procedimentos para sua terceira passagem em órbita polar sobre o Sol. Ela se dará sobre o polo sul entre nov-2006 e abr-2007 e entre nov-2007 e mar-2008 sobre o polo norte.

14-jan-2008 A sonda faz a passagem sobre o polo norte do Sol.

23-fev-2008 Depois de 17 anos de serviço, tempo quatro vezes maior que o previsto para a missão, a sonda deixará de funcionar. Devido à queda do fornecimento de energia pelo gerador de isótopos, alguns instrumentos serão desligados para que o sistema de comunicação continue enviando dados até o esgotamento de seus recursos de manobra.

20-jun-2008 Numa reunião conjunta NASA / ESA em Paris será feito um resumo do legado de conhecimento deixado pela missão.
30-jun-2009 A sonda é finalmente desligada, depois de exceder a todas as previsões.

26-abr-2004

Feche esta janela para voltar