Gaia

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: ESA - Agência Espacial Européia

Destino: Órbita lissajous em torno do ponto L 2 de Lagrange

Objetivo: Mapear tridimensionalmente um bilhão (1E+9) de estrelas da nossa galáxia entre as magnitudes 5 e 15 com precisão de 25 microsegundos de arco, e entre as magnitudes 15 e 20 com precisão melhor que 300 microsegundos de arco, incluindo posição, movimento próprio e composição, durante 5 anos.

Custo:

Projeto e construção: ESA / Astrium

Lançamento: 19 de dezembro de 2013 a bordo de um foguete Soyuz-Fregat, da base de lançamentos de Kourou.

Características: Massa de 2030 kg.

Instrumentos:
Câmaras ultra-sensíveis montadas em dois telescópios.

Histórico: A missão Gaia irá criar um novo e atualizado modelo computadorizado da nossa galáxia, o que permitirá atualizar nossos mapas e fornecer uma visão mais ampla do ciclo vital da Galáxia. Outros dados importantes serão coletados sobre os asteróides que orbitam o Sol em distâncias inferiores à da nossa órbita, de onde somos impedidos de observá-los devido ao brilho do próprio Sol.
Os instrumentos super precisos da espaçonave consistem em dois telescópios identicos apontados com um ângulo de 106,5° de separação.
Enquanto a sonda gira a cada seis horas, cada um pesquisará uma estreita faixa da esfera celeste. Uma lenta inclinação gradual resultará em uma cobertura completa do céu.
Os telescópios teem uma distancia focal efetiva de 35 metros e focalizarão a imagem sobre chips que totalizam mais de 900 megapixels.
A Gaia poduzirá mais dados nos seus cinco anos de trabalho que o Telescópio Hubble gerou em 21 anos de existencia.

8-jan-2014 A GAIA ativa seus telescópios e faz as primeiras imagens de estrelas para calibração dos instrumentos.

15-jan-2014 - Com uma rápida queima em seus foguetes a GAIA se colocou em órbita do ponto L2 de Lagrange. Este é um ponto instável que precisará de correções mensais para manter a sonda na sua posição.

12-ago-2019 Liberados os dados coletados de 2013 a 2016. A missão Gaia cria o mais detalhado catálogo de estrelas já elaborado. A pesquisa coletou dados sem precedentes de 1,7 bilhão de estrelas, doze galáxias anãs e 75 aglomerados globulares.

25-jul-2004

Feche esta janela para voltar