Phobos-Grunt
Solo de Phobos
Responsável: Russia - ESA 9-nov-2011 Depois de lançada com sucesso e colocada na órbita prevista, os motores que a colocariam no rumo de Marte falharam. 10-dez-2005 Feche esta janela para voltar
Destino: Phobos
Objetivo: Coletar e retornar amostras da superfície de Phobos, analisar amostras do solo, monitorar o comportamento das tempestades de Marte e estudar sua alta atmosfera e a radiação do meio.
Custo:
Projeto e construção: NPO Lavochkin
Lançamento: 9 de novembro de 2011 por foguete Zenit-2
Características: A sonda é composta por três módulos, de propulsão, de descida e de retorno.
Instrumentos: Os instrumentos estão concetrados no módulo de descida, que tem dispositivos de coleta de amostras que serão armazenadas no módulo de retorno. Após o lançamento do módulo de retorno, ele continuará operando e transmitindo dados para a Terra.
- Braço de coleta de amostras e análise microscópica do solo
- perfuratriz para coleta das amostras de retorno
- espetrofotômetro para análide se amostras
- câmara de campo estreito
- câmara de grande campo
-
Histórico: A missão está sendo planejada desde 2001, até o momento 25 experimentos estão propostos. Este projeto está sendo revisto pela Agência Espacial Federal (antiga Rosaviakosmos).
Os técnicos da missão estão fazendo esforços para ativar os sistemas e acionar os motores. Eles teem baterias para 3 dias de tentativas.
23-nov-2011 Depois de várias tentativas, os russos declararam perdida a sonda. Ela deve reentrar na atmosfera na vidada do ano.
15-jan-2012 A sonda fez uma reentrada descontrolada sobre o Pacifico norte, sem maiores consequencias.