Telescópio Herschel

Antigo projeto First - Far Infrared and Sub-millimetre Telescope

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: ESA

Destino: Segundo ponto de Lagrange - L2 a 1,5 milhões de quilometros da Terra.

Objetivo: Pesquisar a formação de estrelas e galáxias em comprimentos de onda nunca usados, do infra-vermelho aos sub-milimétricos ( de 60 a 670 micra).

Custo:

Projeto e construção: ESA, Thales Alenia Space Industries e Astrium

Lançamento: Lançado em 14 de maio de 2009 por foguete Ariane-5 da base de Kourou, na Guiana Francesa, junto com o satélite Plank que pesquisará a radiação cósmica de fundo.

Características: O telescópio tem um espelho de 3,5 metros de diâmetro, construído com 12 "pétalas" de carbureto de silício, soldadas polidas e aluminizadas. Os elementos ópticos e sua estrutura num arranjo Cassegrain têm apenas 320 kg de massa.
Seus detetores serão resfriados a 8 kelvins, pouco acima do zero absoluto. A massa total da astronave será de 3.300 kg montados em um "tubo" de 7,5 por 4 metros de diâmetro.
Um reservatório criogênico de hélio líquido para refrigeração dos instrumentos deve mantê-los operando por pelo menos 3 anos.

Instrumentos:

Histórico:
23-abr-2008 Completada a montagem da espaçonave.
13-fev-2009 Depois de exaustivos testes, a sonda foi transportada para a base de Kourou na Guiana Francesa.
14-mai-2009 Lançado por foguete Ariane-5 da base de Kourou junto com o satélite Plank.
29-abr-2013 Depois de cumprir brilhantemente sua missão, o suprimento de hélio líquido se esgotou. O telescópio agora será retirado do ponto de Lagrange L2 e lançado em uma órbita heliocentrica "sem retorno", e ele irá gastar pelo menos 300 anos para retornar às proximidades da Terra.

25-abr-2008

Feche esta janela para voltar