NuSTAR (SMEX)

Nuclear Spectroscopic Telescope Array

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: Nasa

Destino: Órbita equatorial da Terra

Objetivo: Mapear regiões do céu para localizar estrelas colapsadas, buracos negros e restos de super-novas

Custo: O programa SMEX (Small Missions Explorers) da Nasa é um programa econômico para pequenas missões de baixo custo, com orçamentos de aproximadamente 35 milhões de dólares por missão.

Projeto e construção: NASA /

Lançamento: 13 de junho de 2012 por foguete Pegasus levado à estratosfera por aeronave Lockheed Tristar L-1011 "Stargaser" partindo da Área de Testes Reagan, no atol Kwajalein, nas Ilhas Marshall.

Histórico: A missão NuSTAR irá utilizar os primeiros telescópios focalizáveis para imagens em raios-X de alta energia (6-79 keV). A nossa visão do universo nesta janela espectral foi limitada porque os telescópios em órbita não têm sistemas de focalização verdadeiros, e sim janelas de aberturas codificadas que incluiam a radiação de fundo, limitando a sensibilidade.

Este telescópio usa um complexo sistema de espelhos, formado por um grupo de 133 conchas concêntricas, montadas umas dentro das outras, como as bonequinhas russas, de formato parabolóide com revestimento de altíssima tecnologia como "objetiva" para coletar e um segundo conjunto como "secundário" hiperbolóide, para direcionar os raios incidentes ao sensor colocado no foco, mantido a 10 metros de distância por uma estrutura treliçada.

O primeiro objetivo será estudar o gigantesco buraco negro localizado no centro na nossa Galáxia. Em seguida fará pesquisas em remanescentes de super-novas recentes para tentar explicar a formação de elementos pesados e depois analizar os jatos emitidos por discos de acresção.

data

Feche esta janela para voltar