Chang'e 4

Lunar Lander e rover

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: China

Destino: Lado oculto da Lua

Objetivo: Primeiro pouso suave do lado oculto da Lua em 3 de janeiro de 2019

Custo: ---

Astronave Chang'e lander e rover

Projeto e construção: Agencia espacial chinesa (CNSA)

Lançamento: Foguete Long March-3B em 7 de dezembro 2018

Instrumentos: A Chang'e 4 leva instrumentos atualizados que se baseiam na bem-sucedida missão Chang'e 3, incluindo câmeras e instrumentos que permitem o estudo da geologia da superfície, da sismologia lunar e do vento solar e sua interação com a superfície lunar.
A China também usará o Chang'e 4 para conduzir a radioastronomia de baixa frequência e monitorar os raios cósmicos da radiação lunar radio-silenciosa.
Um pequeno experimento de estudantes a bordo do Chang'e 4 contém ovos de bicho-da-seda, um pequeno planeta florido de agrião e sementes de batata, para estudar como eles crescem no ambiente lunar de baixa gravidade.

Histórico: A Lua está travada em relação à Terra pelo efeito das marés, apresentando sempre a mesma face para nós, enquanto que o lado oculto está sempre fora do nosso alcance, o que impede a comunicação com a Terra. Este é o motivo porque nenhuma missão foi enviada até lá.

Para resolver este problema a China lançou no inicio do ano o satélite Queqiao para o ponto L2 de Lagrange do sistema Terra-Lua. Este satélite, colocado 60.000 km além da Lua servirá de "relay" para as comunicações.

A Chang'e 4 lander e o rover são similares aos da Chang'e 3 que pousou no Mare Imbrium (Mar das Chuvas) em 2013 e liberou o rover Yutu (Coelho de Jade). Após o pouso devem ser divulgados os nomes escolhidos pelos estudantes chineses para o lander e o rover.

O programa espacial da China é sempre um enigma, com informações sobre lançamentos e desembarques bem-sucedidos anunciados dias depois. Um pouso bem-sucedido na região lunar traria prestígio considerável para o ascendente programa espacial chinês, e a missão Chang'e 4 será uma das missões a serem observadas logo após o próximo Ano Novo.

03-jan-2019 - A China anuncia o pouso da sonda no local previsto e divulga as primeiras imagens.

Fonte: S&T / David Dickinson


17-dez-2018

Feche esta janela para voltar