Os alinhamentos planetários

Dúvidas e Perguntas?

Um assunto muito discutido atualmente é a possibilidade da ocorrência de "alinhamentos planetários" que poderiam "destruir a Terra" e eventualmente disparar "o fim do mundo"!

Sempre lemos na imprensa, ou mesmo na Internet, que um alinhamento da Terra com o centro da Galáxia vai acontecer, e coisas horríveis sucederão a este raríssimo evento.

Em primeiro lugar, não há como a Terra se alinhar com o centro da Galáxia, já que para haver um alinhamento são necessários três corpos. Dois pontos, como a Terra e o centro da Galáxia apenas definem uma linha. Mas é bom lembrar que a eclíptica, caminho do Sol sobre a esfera celeste, não atravessa atualmente esta região do céu.

Por outro lado alinhamentos de 3 corpos acontecem o tempo todo, e nunca perturbaram o "equilíbrio do sistema". Se revelam apenas como algo interessante astronomicamente, como conjunções, eclipses, trânsitos ou ocultações, que são documentados cotidianamente.

Consideramos conjunções a aproximação de um planeta do Sol, ou de dois planetas pelo ponto de vista da Terra, ou seja, trata-se de uma aproximação apenas aparente, e normalmente elas são vistas apenas como conjunções angulares, desconsiderando que as órbitas planetárias estão em planos diferentes, e assim, raramente teríamos um alinhamento legítimo.

Considerando apenas o sistema solar, já temos uma lista de ocorrencias respeitável.

Como os planetas mais internos teem velocidades orbitais maiores, eles sempre estarão alcançando os mais externos, que teem velocidades menores.

Considerando o Sol, a Terra e Marte, por exemplo, sabemos que as oposições, situação onde a Terra está entre o planeta e o Sol, ocorrem a cada dois anos aproximadamente. Isto acontece porque o ano terrestre de 365 dias é menor que o ano marciano, de 687 dias, e a Terra só conseguirá alcançar Marte após 780 dias (em média), desde a última oposição.
Como a Terra anda mais rápido, é ela que se aproxima de Marte e o ultrapassa, se afastanto em seguida.

Na tabela abaixo listamos as 36 oposições dos planetas em relação aos outros. Ao lado da abreviatura do nome do planeta temos os períodos siderais em dias, e nos cruzamentos, o espaço de tempo médio decorrido entre duas oposições, também em dias.

Como podemos ver estes fenômenos se repetem com prazos de 88 dias a quase 500 anos! E estes prazos relacionam apenas dois planetas de cada vez. Imagine agora a quase impossibilidade da ocorrência da oposição simultânea de três ou quatro planetas.
Uma oposição envolvendo todos os planetas é virtualmente impossível.

Claro que vistas da Terra existirão várias outras conjunções, que fazem a alegria dos astrônomos, pela possibilidade de observações e de fazer fotos de arranjos muito raros. A elas vai se juntar também a Lua, nas mais diversas fases.

6-nov-2012

Voltar