Centaurus

O Centauro

Dúvidas e Perguntas?


Abreviação IAU - Cen / Genitivo latino - Centauri .

Use o mouse para identificar as estrelas e os objetos indicados.

Posição: Ascensão Reta 13h e declinação 40º Sul.

Seu nome foi dado por Ptolomeu e representa um ser mitológico, metade homem, metade cavalo. Está ligada a Chiron, um dos centauros da mitologia, filho de Cronus e Filira, que viveu na Tessália e era famoso pelo seu conhecimento da medicina. Ferido acidentalmente por uma flecha envenenada de Hércules, renunciou à sua imortalidade em favor de Prometeu e foi colocado entre as estrelas.
Está num campo rico em cúmulos, tanto abertos como globulares. Alfa Centauri (Rigil Kentaurus: a pata do centauro) é uma estrela múltipla composta de uma belíssima dupla de fácil resolução e Próxima Centauri, a estrela mais próxima de nós, depois do Sol, que fica a 4,3 anos-luz de distância (Veja em Dicas: Próxima Centauri).
Hadar, beta Centauri está muito mais longe (550 anos luz) é tão luminosa, que se estivesse à mesma distância de alfa Cen, brilharia mais que a Lua-cheia.
Omega Centauri é o mais espetacular cúmulo globular de todo o céu, com um diâmetro maior que a Lua, e uma magnitude de 3,7 é composto por mais de um milhão de estrelas.