Dicas: Os Eclipses

Por que não ocorrem eclipses todos os meses?
Porque a órbita da Lua não está no mesmo plano da órbita da Terra, deste modo a Lua poderá estar abaixo ou acima do plano no momento das conjunções e oposições.

Quando ocorre um eclipse anular do Sol? Lembre a excentricidade da órbita da Lua.
O eclipse anular acontece quando a Lua está no apogeu de sua órbita. Quando isso acontece ela estará mais distante e portanto com um diâmetro aparente menor, insuficiente para bloquear o Sol completamente.

Quando ocorre um eclipse penumbral da Lua?
Quando ela apenas tangencia o cone de sobra da Terra, atravessando a penumbra mas não penetrando na "umbra".

Em que fase da Lua ocorre o eclipse do Sol?
Sempre na Lua-nova.

Em que fase da Lua ocorre o eclipse da Lua?
Sempre na Lua-cheia.

Por que a Lua não desaparece durante um eclipse?
Porque os raios do Sol fazem brilhar a atmosfera da Terra e este brilho ilumina a Lua com tons avermelhados.

O que é um eclipse parcial do Sol? Fale sobre a estreita faixa da umbra.
O eclipse parcial do Sol ocorre quando a Lua não passa exatamente na frente do Sol, em relação ao observador. A faixa de sombra sobre a Terra é muito estreita (cerca de 80 km) e os eclipses totais só podem ser observados pelos que estiverem sobre esta faixa. Para os observadores externos à faixa o eclipse será parcial ou não poderá ser visto.

Qual a importância do eclipse total para o estudo do Sol? Fale da corona.
O brilho da cromosfera impede a observação da área circundante do Sol, que chamamos de coroa solar. Somente durante um eclipse total esta coroa é revelada e pode ser observada por um curto instante.
Hoje sabemos que a coroa pode atingir temperaturas altíssimas, e conhecemos mais sobre o campo magnético do Sol graças aos eclipses.

Que latitudes limites a Lua pode atingir?
A órbita da Lua tem uma inclinação de cerca de 5 graus em relação ao plano da eclíptica. Este fato permite que as declinações geocêntricas atinjam valores 5 graus acima dos limites atingidos pelo Sol, ou seja +/- 28,5 graus.