Indicador da eclíptica

Dúvidas e Perguntas?

Considerações

Sabemos que a Lua e a maioria dos planetas acompanha o plano da eclíptica, com pequenas variações, ao percorrer suas órbitas. Quando queremos encontrar um planeta basta estimarmos a sua altura em função do horário de seu nascimento (15 graus por hora) e procurá-lo sobre a eclíptica.
Mas a posição da eclíptica varia 47 graus durante o decorrer de um dia. Como podemos localizá-la? Uma maneira é procurar pelas constelações do zodíaco, outra, mais simples e que pode ser usada em pleno dia, é um indicador da posição da eclíptica.
Além disso, este indicador é uma excelente ferramenta para demonstrações práticas da variação da posição do Sol durante o ano.

Objetivo

Construir um indicador que, orientado na direção norte-sul, ajustado para a latitude local e a data nos mostre a posição do plano da eclíptica.

O Indicador

Para construir o indicador podemos usar pecas de madeira torneada, um pedaço de arame e um CD descartado.
Como o CD tem um furo de 15 mm, este será o diâmetro do nosso eixo, com 120 mm de comprimento. Para permitir a inclinação do CD no ângulo de 23,5 graus, poderemos tornear uma esfera no centro do eixo, esculpir um encaixe no eixo ou simplesmente ovalizar o furo do CD para permitir sua inclinação na posição correta. Depois de posicionado, o CD será colado ao eixo.

Com um pedaço de arame 220 mm, de 3 mm de diâmetro faremos um arco com um raio de 65 mm. Este arco irá permitir o posicionamento do eixo do indicador num ângulo igual ao da latitude local. Para fixá-lo na base usaremos um pequeno tubo roscado, e um parafuso colocado sob a base.
O CD deve ser lavado para retirar a parte impressa e, se possível, o revestimento metálico.

Para os habitantes do hemisfério Sul, desenharemos sobre o CD, com uma caneta de tinta indelével, tipo retro-projetor, ou gravamos com um estilete sobre a face voltada para o pólo, 12 divisões de 15 graus cada para representar os meses, com sub-divisões para cada 10 dias.
Os equinócios e solstícios podem ser destacados para indicar o início de cada estação, de preferência com o uso de outra cor.

Posicione o CD sobre o eixo de modo que o solstício de Verão (22 de dezembro) fique alinhado com o arco de arame e o disco fique como mostrado na figura 1 e cole com cola forte.

Depois de endurecida a cola, ajuste através do parafuso e deslizando o arco de arame, o ângulo de inclinação do eixo, que deverá ser igual ao da latitude local.

Agora basta alinhar o eixo com o pólo e alinhar a data da escala com o Sol. Se colocado ao Sol, você poderá notar que a sombra do disco se resume a uma linha.
À noite será necessãrio estimar a posição do Sol, em função da hora. O plano do CD coincidirá com o plano da eclíptica e todos os principais planetas estarão na direção deste plano.