Pergunta:

- Como ensinar meus alunos a identificar os planetas no céu?

Resposta:

- Quando observados através de um telescópio, os planetas aparecem como um pequeno disco, mas para distinguí-los a olho nu é mais complicado.
Existem cinco maneiras básicas:
1- Os planetas cintilam menos que as estrelas devido ao seu tamanho. Como todos os planetas visíveis têm muito brilho fica fácil de localizar.
2- Os planetas se movem no céu. As estrelas não! Anotando diariamente a sua posição em relação às estrelas, fazendo um desenho no papel e anotando a data e a hora, ao final de alguns dias podemos ver que está mudando de posição. Esta é uma maneira interessante de fazer um trabalho prático e iniciar o estudo da astronomia.
3- Comparando com um mapa do céu. Os planetas, como são móveis, não são representados nos mapas. Observando o céu, fica fácil ver quem é que está "sobrando".
4- Procurando por suas coordenadas, que são publicadas em anuários e revistas especializadas, ou calculadas por programas de computador. Para saber a posição atual dos planetas, você pode usar a "calculadora" da Maquete do sistema solar da seção Ensaios.
5- Perguntando a um astrônomo.

Consultando nosso site, na seção Planetas e Cometas você encontrará um gráfico que informa a hora do nascimento e do ocaso do Sol, dos planetas e da Lua e também a duração do crepúsculo astronômico.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas