Pergunta:

- Podemos usar uma montagem altazimutal em um eixo polar?

Resposta:

- Onde foi que você viu uma montagem altazimutal sobre um eixo polar?
Normalmente os astrônomos usam uma montagem equatorial ou uma montagem altazimutal, cada uma com suas vantagens e desvantagens, mas nunca uma mistura das duas.
Quem trabalha com a montagem equatorial tem todas as vantagens de acompanhamento, possibilidade de adiantar ou atrasar o telescópio para acompanhar a Lua ou cometas e simplicidade para apontar o telescópios pelo sistema de coordenadas, etc.
Mas existe uma condição onde a montagem equatorial é bastante incômoda: quando trabalhamos perto do polo.
Por outro lado a montagem altazimutal é de uma simplicidade de manejo incrível para se mudar de um objeto para outro. Para a busca de cometas, onde se varre o céu em faixas paralelas ao horizonte esta montagem também é excelente. Ela só tem um ponto crítico: o Zênite. Aí acontece com ela o mesmo que acontece com o Polo na montagem equatorial. Quando o telescópio é controlado por computador, neste ponto existe uma descontinuidade matemática difícil de contornar com os dispositivos de acionamento.
Se alguém resolveu fazer uma montagem em cima da outra, deve estar tentando tirar melhor proveito das características de cada uma. Mas sempre se perderá alguma coisa: o sistema de coordenadas será prejudicado, a montagem será mais complicada, mais pesada, com maiores folgas, etc.
Leia na seção Dicas , o texto Altazimutal x Equatorial, onde você encontrará tudo sobre montagens.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas