Pergunta:

- O que é crendice popular e o que se prova científicamente sobre as fases da Lua? Por que as pessoas seguem a risca o calendário Lunar?

Resposta:

- A influência da Lua está sempre ligada à sua capacidade de criar marés sobre a Terra. As marés são mais facilmente notadas nas águas que têm liberdade de movimento, mas influenciam todos os corpos sobre a Terra. Aliadas às marés causadas pelo Sol, elas podem mudar, e mudam, o comportamento da circulação de fluidos nos nossos corpos, nos vegetais e no solo.
Alterando a umidade,causa distorções no comportamento de vários corpos, que ainda não foram devidamente estudadas, porque são muito pequenas em relação a outras influências externas que não podem ser isoladas na análise.
É claro que o povo acaba exagerando ao atribuir alguns fatos a fatores mágicos e se justificam com fatos reais. O problema é saber separá-los.
Quanto menos instruída for uma pessoa, mais difícil será para ela entender um mecanismo científico e mais facilmente ela aceitará explicações sobrenaturais. É muito mais simples!
Algumas acreditam até em horóscopos!

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas