Pergunta:

- Gostaria, se possível de receber algumas informações para construir oculares, mesmo das mais simples como Ramsden, Hyugens ou mesmo Plossl. Como calcular a distância entre as lentes, a necessidade de diafragma e qual o diâmetro interno desse diafragma. Como calcular os espaçadores entre as lentes e entre a lente e o diafragma. Como calcular a pupila de saída, etc.

Resposta:

- As oculares que podemos arriscar a fazer são as Huygens ou Dolond e as Ramsden. As Plössl são oculares muito complicadas, já que são compostas por dois pares acromáticos.
Para as Huygens as proporções são 4-3-2.
As Dollond usam 3-2-1.
Este números são respectivamente:
- a distância focal da lente de campo
- espaçamento das lentes
- distância focal da lente ocular.

Huygens

No caso das Ramsden é um pouquinho mais complicado. Estas proporções são de 1-1-1, isto é: o espaçamento é igual à distância focal das lentes, mas para que a lente ocular não "enxergue" os defeitos da lente de campo, é melhor usar as medidas:
Para uma distância focal de 10 mm:
Face 1 - Plana
Espessura (1-2) - 2 mm
Face 2 - Raio de curvatura 6,7 mm
Espaçamento - 6 mm
Face 3 - Raio de curvatura 6,7 mm
Espessura (3-4) - 1 mm
Face 4 - Plana

Ramsden

Para distancias focais diferentes, use valores proporcionais.
O diafragma fica no plano focal da lente ou do conjunto de lentes e sua abertura depende da montagem, já que sua função é limitar o campo, impedindo a visão de partes da própria ocular ou do interior do instrumento óptico. O diâmetro do campo depende do diâmetro das lentes e da abertura do diafragma. O vidro usado deve ser de boa qualidade, mas existe a alternativa de usar lentes velhas de óculos.
Veja no site do observatório, na seção Faça seu telescópio, ítem Acessórios, os modelos de oculares e suas características.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas