Pergunta:

- Sobre o cometa de Halley. Estou fazendo um trabalho escolar e desejava saber se durante o período de 1977 a 1986 a velocidade do cometa aumentou, diminuiu ou permaneceu constante. Por quê?
A última aparição do cometa visto a olho nu ocorreu mesmo no ano de 1910?

Resposta:

- As órbitas dos cometas obedecem às leis de Kepler, e uma delas diz que um raio vetor varre áreas iguais em tempos iguais. É o que os astrônomos chamam de velocidade areolar.

A órbita do cometa de Edmund Halley é uma elipse de grande excentricidade, e o Sol está em um dos focos. Se você traçar dois triângulos de áreas iguais a partir do Sol, verá que a distância percorrida D é muito maior que d , que fica no outro extremo da órbita.
Como a lei de Kepler determina tempos iguais, uma distância grande, dividida pelo tempo dará uma velocidade grande nas proximidades do Sol. As velocidades máxima e mínima estão sobre a linha das ápsides (a linha que passa pelos dois fócos), será máxima no periélio e mínima no afélio.
Isso significa que a velocidade aumentou no período citado.
A última passagem do cometa foi em 1986, mas a penúltima, ocorrida em 1910 foi muito mais espetacular, porque a Terra atravessou a cauda do cometa.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas