Pergunta:

- Qual a distância do nível do mar até a saída da órbita da Terra (Atmosfera)?

Resposta:

- A nossa atmosfera chega a mais ou menos 120 quilômetros de altura.
Do nível do mar até 10 km, chamamos de troposfera, que é uma camada de ar mais densa contendo principalmente nitrogênio e oxigênio.
Daí até 50 km, temos a estratosfera, uma camada de ar muito rarefeita, onde praticamente só existe nitrogênio.
Logo acima desta camada fica a famosa camada de ozônio, tão discutida hoje em dia, que nos protege dos raios ultravioletas que vêm do sol.
Dos 50 aos 80 km temos a mesosfera, onde a temperatura decresce rapidamente com a altitude, chegando a menos de 80 graus negativos.
Acima desta camada temos a termosfera, assim chamada porque a temperatura volta a subir até perto de 0 grau, onde praticamente não existem mais gases.
Alguns cientistas acreditam que esta camada pode chegar até os 500 km de altura, mas, na prática, ela é tão rarefeita que quase não existe acima dos 120 km.
Um satélite não pode ficar atritando com a atmosfera, senão ele perderá velocidade e cairá. Por isso todos são mantidos acima dos 100 km de altura.
Não devemos confundir a altura da atmosfera com a altura das órbitas dos nossos satélites.
Teóricamente, podemos colocar um satélite a qualquer altura. A órbita estável só depende da relação entre altura e velocidade do satélite.
Por exemplo: podemos ter um artefato orbitando a Terra a 200 km de altura e dando uma volta na Terra a cada 45 minutos, ou a 36.000 km de altura, dando uma volta na Terra a cada 24 horas, isto é, girando junto com a Terra.
Para nós que observamos daqui da Terra, este tipo de satélite parece estar parado, por isso chamamos esta órbita de geo estacionária. Foi nesta orbita que foi colocado o Brasilsat, o satélite de telecomunicações que transmite televisão para nossas antenas parabolóides.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas