Pergunta:

- Estava lendo que o objeto mais distante já observado é um quasar que está a ~15 bilhões de anos-luz de distância, mas a minha curiosidade é saber como se chegou a esta estimativa, quais são os métodos para afirmar que tal estrela esta a tantos anos-luz?

Resposta:

- A medição da distância das estrelas é um pouco complicada.
A medição da paralaxe usando como linha de base o diâmetro da órbita da Terra mostrou-se muito difícil, porque todas as estrelas têm paralaxe menor que um segundo de arco, ou seja estão a mais de um parsec de distância. (parsec é a abreviatura de paralaxe-segundo e vale 3,26 anos luz, ou 3,08 E+13 km).

Para medir estas distâncias usamos o efeito Doppler no desvio para o vermelho constatado no espectro da luz da estrela e o "padrão Cefeida". Como o universo está em expansão, podemos relacionar a velocidade de afastamento com a distância (esta relação é constante: chamada constante de Hubble, e vale ~74 km/s/Mpc).

Cefeida é o nome dado a um tipo de estrela variável pulsante. Existe uma relação entre o tempo dos pulsos (período) e seu brilho. Assim, verificando o período estimamos o brilho. Comparando este brilho com o brilho medido podemos inferir a distância.

Veja mais nas seções Astronomia e Dicas: As estrelas, Brilho e magnitude, Os quasares e O efeito Doppler.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas