Pergunta:

- Como foi definido o ano 1 da nossa era? Quando isso foi feito?

Resposta:

- A origem do calendário Juliano é anterior ao à Era Cristã. O calendário em uso era o lunar que gerava erros enormes e até as estações do ano mudavam de época.

Julius Caesar, o imperador romano, que nasceu um século antes de Cristo, encomendou a Sosígenes um novo calendário baseado na duração do ano e o implantou em Roma, antes de sua morte no ano 44 AC (assassinado por seus inimigos, inclusive seu filho, Brutus), houve muita resistência à mudança do sistema mas o papa ordenou que a igreja o adotasse.

No século VI depois de Cristo, Dionysius Exiguus (Dionísio, o pequeno) decidiu iniciar uma nova contagem a partir da data do nascimento de Jesus Cristo. Ele mandou consultar os registros do calendário Juliano, e fazendo as contas ficou definido que eles estavam no ano 532 e a igreja adotou o sistema, registrando as datas assim: Aos 12 dias do mês de novembro dos 532 anos da graça do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo ...etc. etc.

O sistema não foi adotado imediatamente, e muitos países usam até hoje calendários mais antigos, como os muçulmanos e os judeus. Em 1582 o calendário foi reformado pelo papa Gregório, dando origem ao Calendário Gregoriano que usamos até hoje. Hoje escrevemos simplesmente 2006, ou 2006 DC, mas a igreja católica ainda usa os termos clássicos.

Veja na seção Dicas: Os calendários.

Marcelo Moura - Observatório Phoenix

Feche esta janela para voltar às perguntas