A acuidade visual

Dúvidas e Perguntas?

Quando eu tinha meus 15 anos e dava os primeiros passos na astronomia, acompanhava maravilhado as fases de Vênus que se aproximava da conjunção inferior. Conseguí emprestado um pequeno telescópio D.F. Vasconcelos com uns 50 mm de abertura. Montei o telescópio na rua porque Vênus já estava baixo no horizonte, ofuscado pelo clarão do Sol que acabara de se pôr. Localizei o planeta que apresentava o formato de uma foice estreita e chamei meus irmãos para dar uma olhada. Junto com eles veio a empregada de minha mãe, Ana, uma negra magrinha e esperta, que também entrou na fila para olhar. Enquanto meus irmãos brigavam para olhar mais um tempinho a Ana perguntou:

- Vocês estão olhando aquela estrela que parece uma "luinha"?

Nós levamos um tempinho para tentar entender o que ela disse e depois rimos muito. Como era possível para a Ana ver o formato de Vênus, que nós só víamos com a ajuda do telescópio? Depois que a deixamos olhar pelo telescópio ela comentou:

- É a luinha mesmo só que está virada para baixo.

Claro! O telescópio invertia a imagem, mas como ela podia ver? Eu considerava meus olhos como os melhores do mundo e não via nada além de um ponto brilhante. Durante muito tempo este fato me intrigou. Procurei nos livros de anatomia a capacidade de separação do ôlho humano e encontrei dados variados que estabeleciam a acuidade visual em torno de 30 segundos a 1 minuto de arco. Quando Vênus está na conjunção inferior, seu diâmetro aparente chega a 59 segundos de arco, mas isto seria o suficiente?

Alguns livros chegaram a citar algumas das condições especiais que poderiam melhorar a acuidade, como a redução da pupila, iluminação do objeto, e "fatores hereditários".

A redução da pupila é facimente explicada. Nós estávamos olhando para o clarão do Sol, e o olho automaticamente se adapta reduzindo a pupila. A iluminação também: Vênus estava muito brilhante. Mas e os "fatores hereditários"? Nunca mais encontrei ninguém que pudesse enxergar tanto!

Muitos anos depois, encontrei uma reportagem em uma revista, onde um homem negro afirmava que podia ver fases em Vênus, o que comprovou que Ana realmente via a "luinha".

Você pode ver fases em Vênus? Será que os negros podem ver melhor que nós?

Se descobrir alguém que possa me avise! É um caso raro de acuidade visual excepcional!

15-dez-2001

Voltar