Titan

Saturno VI


Dúvidas e Perguntas?

A maior lua de Saturno, é o único satélite do sistema solar que possui uma atmosfera densa e com nuvens. Foi descoberta em março de 1655 por Christiaan Huygens. Com um diâmetro de 5.150 km, é um pouco maior que o planeta Mercúrio. Aparentemente mantém sempre a mesma face voltada para o planeta. Tem uma densidade média de 1.881 kg/m3, o que implica em uma constituição interna de rocha e gelo, formados por amônia, metano e talvez água.
A temperatura da superfície é de 179 ºC negativos e a pressão de 1,6 bars, valores obtidos pela sonda Voyager 1 em 1981. Sua atmosfera é composta de nitrogênio e metano, com traços de hidrogênio, monóxido e dióxido de carbono. Algumas evidências sugerem a existência de um oceano de hidrocarbonetos líquidos.
O módulo Huygens levado pela sonda Cassini (veja Satélites e sondas) desceu à superfície em 14-jan-2005 e enviou diversos dados e fotografias, revelando vulcões gelados, crateras, cânions, rios e mares, provavelmente de metano líquido, já que a temperatura da superfície está próxima de 94 kelvins (-179 ºC). Os dados estão sendo estudados para fornecer um panorama geral do satélite.
Trata-se de um mundo com um histórico de formação parecido com o da Terra, cheio de mistérios para futuras pesquisas.

Voltar