Telescópio Espacial Hubble

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA/ ESA

Destino: Órbita de 570 km acima da Terra

Projeto e construção: 1970 a 1985

Lançamento: 24 abril de 1990 - Space Shuttle Discovery.

Características: É um telescópio com um espelho de 2,4 metros de diâmetro, alardeado como o espelho mais perfeito já construído, projetado para trabalhar nos comprimentos de onda da luz visível e do violeta.

Instrumentos: Foram instalados 5 equipamentos básicos:
1- Câmera planetária de grande campo (WFPC)
2- espectrógrafo para objetos de pouco brilho (NICMOS)
3- espectrógrafo de alta resolução (STIS)
4- espectrógrafo de alta velocidade (STIS)
5- câmara para objetos escuros (ACS).

Histórico: Com o acidente do Space Shuttle Challenger, que explodiu logo após o lançamento, em 28 de janeiro de 1986, o telescópio ficou na fila de espera. Os vôos espaciais só foram retomados em 1988.
Somente em 24 de abril de 1990 o Hubble foi levado ao espaço pelo Space Shuttle Discovery e colocado em órbita 570 km acima da Terra. Sua primeira luz foi uma decepção enorme para o meio científico. Suas imagens eram borradas.
Um estudo mais detalhado confirmou as piores suspeitas: o espelho principal foi polido na curvatura errada. Segundo o fabricante, um erro de software controlou de forma errada o robô que havia feito o polimento. Muitos cientistas tentaram corrigir as imagens retrabalhando os dados digitais enviados pelo Hubble, com algum sucesso, mas a correção definitiva só poderia ser feita com a troca das lentes das câmaras, o que poderia corrigir a "miopia" do espelho principal.

Foi iniciado então um projeto paralelo para fabricação de uma lente corretora, novas câmaras e treinamento da equipe de astronautas para reparar o telescópio. As câmaras foram reprojetadas e o reparo foi feito com pleno sucesso em dezembro de 1993 usando o Space Shuttle Endeavour.

A partir desta data o Hubble passou a ser a mais formidável ferramenta astronômica existente. Trabalhando sem a interferência da atmosfera, pôde fotografar as mais distantes galáxias e solucionar várias das dúvidas relacionadas ao tamanho e à origem do universo. Ele se tornou uma ferramenta tão importante, que foi até levantada a hipótese de ser recolhido e trazido de volta à Terra, para ser exposto em um museu, quando fosse substituído.

O acidente com a Columbia, em fevereiro de 2003, colocou o Hubble novamente em perigo.
Vários dos componentes de vida limitada como as baterias e alguns problemas técnicos com seus giroscópios, que permitem apontar e manter alinhado o telescópio falharam e precisam de reparos ou trocas. O cancelamento dos vôos orbitais dos Space Shuttles está impedindo que esta manutenção seja feita. A Nasa já tomou a decisão de abandonar o Hubble, que acabaria se destruindo na reentrada na atmosfera.

Apesar do desenvolvimento de novos sofwares, que permitiriam mantê-lo em operação com apenas dois giroscópios, ele deve parar de funcionar em 2007 e o lançamento do seu substituto está previsto para 2011, o que deixaria a comunidade científica sem esta preciosa ferramenta durante anos. Este período é muito longo em termos de avanço tecnológico, e seria uma perda de conhecimento irrecuperável.

Existe um movimento: Salve o Hubble, angariando assinaturas para forçar a Nasa a rever sua decisão. O problema é que os Space Shuttles restantes: Atlantis, Endeavour e Discovery, estão muito velhos e sua recuperação pode ser técnica e economicamente inviável.

Algumas alternativas estão sendo analisadas, como a utilização de robôs que fariam a troca das baterias e dos giroscópios danificados. Um robô de dois braços (Special Purpose Dexterous Manipulator) de controle remoto, para delicados serviços de montagem da ISS (Estação Espacial Internacional) já existe e poderia ser usado, mas ainda não se sabe se o trabalho pode ser feito com sucesso. Dois novos instrumentos, o Cosmic Origins Spectrograph e a Wide Field Camera 3, já foram construidos com um custo de 200 milhões de dólares, e aguardam a instalação.

03-ago-2004 - Falha o espectrógrafo de imagens (STIS), deixando o Hubble sem um dos seus principais instrumentos.
03-fev-2005 - O congresso americano corta as verbas para uma possível missão de reparo do Hubble e uma alternativa é apresentada pelos astrômos da Universidade Johns Hopkins: a construção do Hubble Origins Probe (HOP). Esta alternativa permitiria a manutenção do fluxo de valiosos dados do Hubble e prevê a construção de um novo telescópio aproveitando as peças de reposição já prontas e toda a tecnologia testada e aprovada no Hubble e nos instrumentos mais modernos, com o uso de um novo espelho, mais leve, dotado de um sistema de óptica ativa, a replicação do design e de todos os instrumentos que operaram com sucesso no Hubble, além de incluir um dispositivo de reentrada, que traria o instrumento à Terra em segurança ao fim da missão.
31-out-2006 - A Nasa anuncia uma missão de reparo para o Hubble no início de 2008. O telescópio receberá dois novos instrumentos: Cosmics Origins Spectrograph (COS) e Wide Field Camera 3 (WFC3), giroscópios (6) e baterias (6) que extenderão sua vida por mais sete anos além de aumentar consideravelmente seu poder científico. O espectrógrafo STIS será reparado.
29-jan-2007 - A ACS (advanced camera for surveys -câmara para objetos escuros) parou de funcionar devido a um curto-circuito. O fuzível de proteção cortou a alimentação e as outras câmaras estão funcionando. Esta câmara fez as mais famosas fotos de espaço profundo do Hubble. Espera=se que ela possa ser reparada na missão programada para setembro de 2008.
13-fev-2007 - Começa o treinamento dos astronautas que comporão a tripulação da missão de reparo do Hubble.
set-2008 - A missão STS-125 está planejada para fazer os reparos do Hubble. Astronautas usarão o shuttle para levar dois novos instrumentos além dos giroscópios e baterias que garantirão o funcionamento do telescópio até 2013.
25-mai-2007 A Nasa definiu a data para o reparo do Hubble: 08-out-2008.
11-ago-2008 O HST completa 100.000 órbitas em torno da Terra.
14-mai-2009 Finalmente é lançado o Space Shuttle para o reparo final do telescópio espacial. Após várias atividades extra veiculares e o contornamento de alguns problemas inesperados os novos instrumentos do Hubble foram instalados. Este é o último reparo antes da desativação do telescópio espacial.
9-set-2009 Foi concluido o setup dos novos instrumentos instalados em maio e o Hubble volta à operação plena.

08-ago-2004

Feche esta janela para voltar