Mars Exploration Rovers

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Superfície de Marte

Objetivo: Pesquisar a existência de água e eventualmente vida no planeta.

Custo:

Projeto e construção: NASA

Lançamento: Junho e Julho 2003 por foguetes Boeing Delta II

Características: Dois jeeps de seis rodas, auto-propelidos: Spirit e Opportunity. Estes robôs exploradores poderão percorrer 40 metros por dia marciano. Estes robôs carregam todos os instrumentos e ainda dispõem de uma ferramenta abrasiva (RAT) que serão usadas para polir superfícies rochosas para análise. Cada robô pesa 180 kg e deve operar por 90 dias marcianos. A missão pode ser extendida até finais de abril, dependendo do desempenho e estado dos veículos.

Instrumentos:
Cada veículo dispões de:
- Câmara panoramica.
- Mini espectrômetro de emissão térmica.
- Espectrômetro tipo Mössbauer.
- Espectrômetro de raios X e partículas. Alfa
- Câmara microscópica.
- Ferramenta abrasiva.

Histórico: A missão é composta por dois jeeps, Spirit e Opportunity que desceram de para-quedas, em locais distintos do planeta, protegidos por colchões de "air-bags". Chegaram a Marte em 5 e 26 de janeiro de 2004, respectivamente.
Já completaram 90 dias de trabalho e, devido ao excelente desempenho dos instrumentos e do sistema de deslocamento, a missão poderá ser extendida por mais 5 meses, após a conjunção (passagem por trás do Sol) de 15-set-2004.
Foi aprovada uma verba extra de 15 milhões de dólares com este propósito.

01-ago-2004 Spirit - Falha em um chip compromete o funcionamento de três espectrômetros. A equipe está tentando solucionar o problema através de modificações do software.
08-ago-2004 - Opportunity - O rover enviou quatro mensagens de erros nos últimos 15 dias durante o uso da câmara microscópica, provavelmente devido ao desgaste do cabo flexível de conexão.
21-dez-2004 - Opportunity encontra o escudo térmico liberado durante a sua entrada na atmosfera de Marte. Nas proximidades localiza um meteorito.
5-jan-2005 - O rover Spirit completa um ano de operações enquanto escala lentamente "Husband Hill" dentro da cratera Gusev.
26-jan-2005 - Opportunity completa um ano de operações.
17-mar-2005 - Falha o mini espectrômetro de emissão térmica do Opportunity.
05-abr-2005 - A Nasa aprova uma extensão de mais 18 meses nas missões, até setembro de 2006. Todos os instrumentos estão funcionando a contento. Testes indicam que o mini espectrômetro da Opportunity ainda funciona, apesar da falha indicada no mês passado.
04-jun-2005 - Opportunity consegue se livrar do atoleiro de uma duna de areia do "Meridiani Planum" depois de mais de um mês de luta e consegue fotografar mais algumas "armadilhas" potenciais. Os especialistas estão estudando a região para definir o rumo a tomar.
23-ago-2005 - Spirit consegue chegar ao topo do Husband Hill depois de um ano de escalada e envia belíssimas fotos panorâmicas da região.
28-jun-2007 - Opportunity - Depois de analisar várias encostas da cratera Victória, de 750 m de diâmetro e 70 de profundidade, os cientistas decidiram arriscar a descida mesmo que seja um caminho sem volta. Se houver alguma avaria ela não conseguirá escalar a encosta e ficará presa na cratera. Segundo análises, os dados que ela irá coletar são muito importantes e valem este risco.
12-nov-2008 - Spirit, na zona equatorial de Marte, foi coberta por uma camada de poeira que impede o funcionamento de seus coletores solares e chega a níveis de energia tão baixos que impedem a comunicação.
27-mai-2011 - Depois de 1.200 tentativas, a NASA desistiu de fazer contato com o Rover Spirit, inoperante desde março de 2010, encerrando sua missão.
Seus circuitos provavelmente congelaram durante a noite marciana. Com duas rodas avariadas ele não conseguiu se posicionar convenientemente para receber a luz do Sol que o manteria aquecido.
Projetado para uma missão de 90 dias num raio de 1 km, ele operou durante 6 anos e percorreu 7,7 km. Retornou mais de 124.000 imagens.
10-ago-2011 - Depois de andar cerca de 21 km, o rover Opportunity chega à cratera Endeavour, de 22 km de diâmetro, onde se espera encontrar materiais diferentes dos até então analisados.
19-ago-2011 - O Opportunity envia fotos e analisa materiais ejetados da pequena cratera de impacto Odyssey.
1-set-2011 - Opportunity analisa uma rocha denominada Tisdale 2, e encontra material argiloso, mais favorável ao desenvolvimento de vida.
10-jun-2018 Uma tempestade de areia interrompe definitivamente as comunicações com a Opportunity.

24-abr-2004

Feche esta janela para voltar