ISS
Estação Espacial Internacional

Dúvidas e Perguntas?

Responsáveis: NASA/EUA - Rússia - ESA/Europa - Japão - Canadá

Destino: órbita da Terra

Objetivo: Construir e manter uma base estratégica para experiências com baixa gravidade, estudos do comportamenteo biológico do homem mantido por longos períodos no espaço e servir como base para montagem e lançamento de astronaves destinadas a outros planetas.

Custo: 100 bilhões de dólares (1E+11 US$)

Projeto e construção: Colaboração internacional entre os Estados Unidos, os paises que compõem ESA- Agencia Espacial Européia, Russia, Japão e Canadá.

Lançamento: Space Shuttles / Soyuz / Ariane 5

Características: Quando completa, a estação espacial terá uma massa de 450 toneladas e mais de 1.200 metros cúbicos de volume pressurizado, capaz de alojar uma tripulação de sete pessoas e um grande conjunto de experimentos científicos.

Instrumentos: Um laboratório complexo está sendo montado com o envio constante de instrumentos destinados a cada experimento proposto.

Histórico: A Europa, trabalhando através da ESA é responsável por dois elementos chaves da estação: o COF (Columbus Orbital Facility) e o ATV (Veículo automático de transporte).
O COF representa uma substancial parcela da capacidade de pesquisa da estação. Provido de 10 módulos intercambiáveis, o COF é um laboratório multiuso que se especializará na pesquisa de fluidos, ciencia de materiais e biociências. A segunda grande contribuição é o ATV, um contêiner de provisões colocado em órbita pelo foguete Ariane 5.
Além do Columbus e do ATV, Os cientistas e engenheiros europeus estão contribuindo com outros elementos, equipamento e projetos da ISS.
O sistema de gerenciamento de dados (DSM-R) é uma peça chave do cérebro da estação, desde seu lancamento em julho de 2000, a bordo do módulo de serviço russo Zvezda.
A Europa contruirá dois dos elos componentes da estação, assim como a "Cupola", um domo que será a janela panorâmica para o espaço, e a sala de controle para os astronautas que operam o equipamento da estação.
O braço manipulador robótico europeu fará o serviço de descarga da plataforma externa russa e dos módulos pressurizados italianos - Leonardo, Raffaello and Donatello, que farão o transporte de cargas pressurizadas para e da estação.
1-fev-2003 O acidente com o Space Shuttle Columbia coloca a estação espacial em estado de alerta. Sua tripulação foi reduzida e os russos farão o suprimento e a troca da tripulação usando o módulo Soyuz, até que os vôos dos Space Shuttles sejam reestabelecidos. O acidente pode forçar a uma revisão nos procedimentos da ISS e a construção de cápsulas de evacuação da tripulação e até o projeto e construção de novos shuttles.
A cada missão o excedente de combustível é usado para impulsionar a pesada estação para órbitas mais altas, a fim de minimizar o risco de uma emergência.
25-jan-2005 Leroy Chiao e Salizhan Sharipov instalaram o braço robótico Rokvis.

24-abr-2004

Feche esta janela para voltar