Messenger

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Órbita de Mercúrio.

Objetivo: Estudo do planeta Mercúrio.

Custo: 426 milhões de dólares (4,26E+8 US$)

Projeto e construção: NASA / Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins

Lançamento: 03-ago-2004 por um foguete Delta-2 Heavy de Cabo Canaveral.

Características: A astronave pesa 514 kg e leva 594 kg de propelente para manobras. Foi construída com materiais compostos de epoxi-carbono. Um escudo de tecido cerâmico resistente ao calor protegerá os instrumentos dos raios solares, 11 vezes mais intensos que à distância da Terra. Paineis fotoelétricos proverão a energia para carga das baterias que alimentarão os instrumentos. O cérebro da astronave é composto por dois módulos eletrônicos redundantes com processadores de 25 MHz e um módulo de segurança de 10 MHz.

Instrumentos:. A MESSENGER levará sete instrumentos científicos:
- Mercury Dual Imaging System (MDIS), uma câmara panorâmica e telescópica para fotos nomocromáticas, coloridas e estereoscópicas.
- Gamma-Ray and Neutron Spectrometer (GRNS), para analisar os elementos radioativos que compõem a crosta de Mercúrio.
- X-Ray Spectrometer (XRS), para determinar a abundância destes elementos.
- Magnetometer (MAG), fará a análise do campo magnético do planeta e a busca de regiões composta de rochas magnéticas.
- Mercury Laser Altimeter (MLA), para o levantamento topográfico.
- Mercury Atmospheric and Surface Composition Spectrometer (MASCS), que medirá a abundacia de gases da atmosfera e deteção de minerais na superfície.
- Energetic Particle and Plasma Spectrometer (EPPS), para medição da forma e das caracteristicas das partículas carregadas da magnetosfera do planeta.
Um oitavo instrumento, Radio Science (RS) auxiliará os instrumentos de navegação, usando o efeito Doppler para medir pequenas variações na velocidade da astronave em sua órbita. Isto permitirá aos cientistas estudar a distribuição de massas do planeta, inclusive a espessura de sua crosta.

Histórico: O sistema de posicionamento - verificação da posição onde a astronave está e para onde está apontando - funciona com o uso de câmaras de acompanhamento de estrelas e um sistema inercial que contém quatro giroscópios, quatro acelerômetros e seis sensores solares. O posicionamento será feito pela atuação de giroscópios de reação, e quando necessário, pelo disparo de pequenos propulsores. A Messenger receberá comandos através de um conjunto de antenas circulares polarizadas.
A sonda entrará em órbita solar e irá sobrevoar a Terra e Vênus três vezes e Mercúrio duas vezes antes de iniciar o estudo orbital de Mercúrio em Jul-2009.
Os sobrevôos de Vênus, em Nov-2004, Ago-2005 e Out-2006, irão utilizar a gravidade deste planeta para enviar a MESSENGER em direção à órbita de Mercúrio.
Os sobrevôos de Mercúrio em Out-2007 e Jul-2008 irão precisar a trajetória da sonda e permitir que o veículo recolha dados críticos para planejar a missão assim que estiver em sua órbita.
02-ago-2005 A Messenger fez a passagem pela Terra 2.350 km acima da Mongólia, numa órbita de reforço gravitacional e foi desviada em direção a Vênus.
12-dez-2005 A Messenger completou com sucesso a manobra que a direcionou a Vênus para mais um reforço gravitacional, numa passagem a 3.140 km do planeta em 24 de outubro de 2006.
24-out-2006 A Messenger fez a passagem, a 2.990 km da superfície de Vênus, para adquirir mais aceleração. Um último auxílio gravitacional está previsto para junho de 2007.
05-jun-2007 A sonda fez a passagem final sobre Vênus, e seu campo gravitacional proverá a aceleração extra que a lancará em direção a Mercúrio, onde deverá chegar em 2011, depois de fazer mais duas passagens sobre o planeta.
14-jan-2008 A sonda fará uma primeira passagem sobre Mercúrio, iniciando os procedimentos de ajuste de órbita. Aproveitará para fazer mais de mil imagens do planeta.
06-0ut-2008 A sonda fará a segunda passagem sobre Mercúrio, a 201 km de distância e fará 1200 fotos do planeta e tentará determinar a composição do solo.
29-set-2009 A sonda faz a última passagem dobre o planeta, a 228 km de altitude, se preparando para a entrada em órbita em março de 2011. Durante a manobra serão feitas imagens de Mercúrio.
17-mar-2011 A sonda aciona os retrofoguetes por 15 minutos e entra em órbita polar excêntrica de 12 horas em torno de Mercúrio, com um periastro de 200 km.
30-abr-2015 Depois de quatro produtivos anos de trabalho, a sonda se choca com o planeta, proximo à cratera Janacek.

04-mai-2004

Feche esta janela para voltar