XMM - Newton
Telescópio Espectroscópio de raios X de espelhos múltiplos

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: ESA - Agência Espacial Européia

Destino: Órbita de grande excentricidade da Terra, levando o observatório a um terço da distância da Lua (perigeu= 7.000 km / apogeu= 114.000 km / período= 48 horas.

Objetivo: Deteção de fontes de radiação de alta energia, como supernovas e discos de acreção de buracos negros.

Custo:

Projeto e construção:A Dornier Satellitensysteme (Daimer Crysler Aerospace Group) - Alemanha liderou um consorcio de 46 empresas de 14 países europeus / Os módulos dos espelhos foram desenvolvidos pela Media Lario de Como, Itália.

Lançamento: Em 10-dez-1999 por um foguete Ariane 5 da base de Kourou na Guiana Francesa.

Características: XMM-Newton é um satélite estabilizado em três eixos com uma precisão de um segundo de arco. Tem uma massa de 3.800 kg e um comprimento total de 10 metros com painéis solares de 16 metros de largura.

Instrumentos:
- Três sofisticados telescópios de raios X com 58 espelhos concêntricos de alta precisão.
- Três câmaras de Imagens em raios X e Espectrógrafos de alta resolução (EPIC).
- Dois Espectrometros com Rede de Reflexão (RGS). - Telescópio Monitor Óptico com 30 cm de abertura (OM).
- Sistema de Deteção de partículas (ERMS).

Histórico: O XMM-Newton é um marco nas missões da Agencia Espacial Européia. É o maior satélite já construído na Europa. Seus finos espelhos de raios X são um milagre da engenharia, os mais precisos jamais construídos. São feitos de níquel, pelo processo de eletro-deposição sobre mandrís polidos, com duas curvaturas distintas, uma seção parabólica e uma hiperbólica. Com suas cinco câmaras e espectrógrafos e seu monitorador do telescópio óptico o observatório será a mais avançada ferramenta astronômica da proxima década.

18-abr-2004

Feche esta janela para voltar