Mars Global Surveyor

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Órbita de Marte

Objetivo: Fotografar o planeta, pesquisar a superfície, o subsolo e a atmosfera e buscar provas da existência de água.

Custo: 154 milhões de dólares

Projeto e construção: NASA

Lançamento: Em 7 de Novembro de 1996.

Características: 767 kg

Instrumentos:
- High-resolution Camera
- Thermal Emission Spectrometer
- Laser Altimeter
- Magnetometer/Electron Reflectometer
- Ultra-stable Oscillator
- Radio Relay System

Histórico: Chegou ao planeta em 12-set-1997. A Mars Global Surveyor completou a sua missão primária em 31-jan-2001, e está agora na fase de missão extendida.
A MGS estudou toda a superfície de Marte, sua atmosfera e o interior do planeta, enviando mais dados à Terra que todas missões anteriores combinadas. Dados do altimetro de laser forneceram as primeiras imagens tridimensionais da calota polar norte.
É uma das missões mais bem sucedidas ao planeta vermelho.
Desde sua entrada em órbita, em setembro de 1997, já deu mais de 8.500 voltas em torno do planeta, tirou mais de 58.000 fotos, enviou milhões de dados para a Terra e conseguiu provas da existência de água em grandes quantidades no passado.
07-set-2005 Uma pane no sistema de processamento desligou os instrumentos científicos da MGS, que opera no "modo de segurança".
03-nov-2006 A Nasa perdeu o contato com a sonda. Os técnicos estão enviando instruções para tentar reestabelecer a comunicação.
21-nov-2006 A Nasa fez sondagens com a MRO na área onde a MGS deveria estar e os rovers foram programados para retransmitir qualquer sinal recebido da MGS, mas sem resultados. Construída para uma missão de dois anos, a MGS estava operando há 10 anos, "foi uma missão fabulosa que revolucionou a nossa visão sobre a superfície de Marte", nas palavras de Steve Squyres (Cornell University).
13-abr-2007 Devido a um erro de comando do programador seu computador foi desligado de forma irremediável, interrompendo uma missão ainda promissora.

20-abr-2004

Feche esta janela para voltar