Mars Reconnaissance Orbiter

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Órbita de Marte

Objetivo: Mapear o planeta Marte com as câmaras mais sensíveis já construídas, com resolução de 3 metros.

Custo: 710 milhões de dólares

Projeto e construção: Lockheed Martin e NASA-JPL

Lançamento: 12 de agosto de 2005 por foguete Atlas V de Cabo Canaveral.

Características: Massa de 2.180 kg

Instrumentos: A MRO está equipada com seis instrumentos científicos e testará um novo sistema de comunicações de alta velocidade de transmissão de dados, além de um sistema de radar para deteção de formações abaixo da superfície, construído pela Agência Espacial Italiana.
- Mars Climate Sounder - Quantificar as variações de vapor de água, poeira e temperatura da atmosfera marciana.
- Compact Reconnaissance Imaging Spectrometer - Escaneamento da superfície para deteção de minerais relacionados com água, expandindo as descobertas feitas pelos Rovers.
- High Resolution Imaging Science Experiment - Câmara telescópica de alta resolução para revelar detalhes da superfície. Equipada com o maior telescópio (50 cm) já enviado à órbita de outro planeta.
- Context Camera - Para fotos de grande campo e alta resolução.
- Mars multi-color imager - Gerador de imagens equipado com lentes grande angulares para a deteção de mudanças climáticas da atmosfera.
- Optical Navigation Camera - Construída pelo JPL usará as posições das duas luas de Marte para determinar a precisão do posicionamento sobre o planeta, para uso em futuras missões.

Histórico: A astronave chegará a Marte sete meses após o lançamento e fará um mapeamento da superfície com os mais sensíveis instrumentos já enviados a outro planeta.
Existe até uma chance que ela possa descobrir o que aconteceu com a sonda Beagle 2, lançada pela Mars Express (ESA) em 19-dez-2003.

31-mar-2005 - Chegou ao Cabo Canaveral o primeiro estágio do foguete Atlas V, a bordo de um cargueiro russo Antonov.

30-abr-2005 - A sonda MRO chegou chegou ao Centro Espacial Kennedy a bordo de um cargueiro C-17. A equipe fará a montagem e iniciará os testes finais para o lançamento em 10 de agosto, às 7:53:58 (hora local) na abertura de uma "janela" de duas horas.

12-ago-2005 - Foi lançada a sonda.
27-ago-2005 - A sonda fez a correção da órbita e se dirige a Marte.
09-mar-2006 - A MRO se prepara para entrar em órbita em torno de Marte e iniciar a "aero-frenagem". Ela percorrerá uma órbita elíptica e roçará a atmosfera para reduzir a velocidade a cada volta até chegar a uma órbita circular a 305 km de altitute dentro de seis meses.
06-ago-2012 A MRO consegue fotografar a descida do rover MSL-Curiosity.

16-ago-2004

Feche esta janela para voltar