Swift

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: Centro Espacial Goddard, em Greembelt, estado de Maryland.

Destino: Órbita da Terra a 600 km de altitude.

Objetivo: Localizar e registrar poderosas explosões rápidas de raios X e raios gama, que duram entre alguns milissegundos e alguns minutos, e parecem se originar na formação de buracos negros.

Custo: 250 milhões de dólares (2,5E+8 US$)

Projeto e construção: Spectrum Astro, divisão da General Dynamics.

Lançamento: Em 20 de novembro de 2004 do Kennedy Space Center por foguete Delta-2.

Características: O Switf é uma sonda de 6,3 metros e recebeu este nome devido à sua característica de detetar explosões de raios gama e raios X, girar e apontar rapidamente seus instrumentos de registro, como um colibri.

Instrumentos:
BAT- Telescópio de deteção de explosões, de grande abertura (2 esferorradianos)
UVOT- Telescópio para luz ultravioleta
XRT- Telescópio para raios-X
TDRSS- Sistema de transmissão de dados

Histórico: O BAT (15-150 keV) foi desenvolvido pelo Laboratório Astrofísico de Alta Energia do Goddard Space Flight Center.
O XRT foi construído pela Universidade Estadual da Pensilvânia, o Observatório Astronômico Brera e a Universidade de Leicester.
O UVOT é basicamente uma cópia do XMM (Veja XMM-Newton) e foi produzido em conjunto pela Universidade Estadual da Pensilvânia e o Laboratório de Ciência Espacial Mullard.
O lançamento previsto para 7 de outubro sofreu um adiamento devido aos danos causados pelos furações Frances e Jeanne.

17-dez-2004 Durante os procedimentos de ajustagem o Swift detectou a primeira explosão. Desde a detecção pelo BAT até o alinhamento do XRT decorreram apenas 200 segundos. Pela primeira vez uma foto é feita durante uma explosão.
19-dez-2004 O Swift detectou três explosões.
20-dez-2004 Mais uma explosão detectada, o que coloca o desempenho do satélite muito acima da media esperada, que seria de 2 ocorrências por semana.
01-fev-2005 Com a ativação do UVOT o Swift está totalmente operacional.
04-set-2005 O Swift detecta a mais distante explosão de uma estrela, ocorrida entre 0,5 e 1 bilhão de anos após o Big-bang. A explosão marca o fim de uma estrela massiva e o nascimento de um buraco-negro, e gerou, em alguns segundos, mais energia que o Sol durante toda a sua vida. Os cientistas estão tentando decifrar como a explosão de uma simples estrela pôde gerar tamanha quantidade de energia.

24-nov-2004

Feche esta janela para voltar