Smart-1

Small Missions for Advanced Research in Technology - 1

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: ESA - Agência Espacial Européia.

Destino: Órbita polar da Lua com grande excentricidade, entre 300 e 3.000 km.

Objetivo: A SMART-1 tem dois objetivos distintos: testar novas tecnologias para futuras missões espaciais e a análise da composição química da superfície lunar.

Custo: 142,3 milhões de dólares (1,423E+8 US$)

Projeto e construção: Swedish Space Corporation

Lançamento: Em 27 de setembro de 2003 por foguete Ariane-5 da base de Kourou da Guiana Francesa.

Características: Astronave de 367 kg impulsionada por um motor iônico com empuxo de 7 gramas.

Instrumentos:
EPDP e SPEDE - Instrumentos de controle e registro do funcionamento do motor iônico.
KaTE e RSIS - Sistemas de radar e micro ondas para controle de velocidade e trajetória.
Laser Link - sistema de comunicação de dados de alta velocidade.
OBAN - Sistema de navevação "on board" independente.
AMIE, SIR e D-CIXS - analizadores de luz visível e infra-vermelha para determinação da composição do solo lunar.
XSM - Monitor de atividade solar para correção dos dados medidos pelo D-CIXS e estudos das flutuações da radiação solar.

Histórico: A SMART-1 leva ao espaço um motor iônico, com um pequeno empuxo, comparável ao peso de um cartão postal, acionado pela energia solar, que a levou à órbita lunar em uma demorada viagem de 14 meses.
Esse motor funcionou durante mais de 3.300 horas e permitiu cobrir uma distância de cerca de 78 milhões de quilômetros com apenas 52 kg de combustível (íons de xenônio acelerados por um campo magnético).
A sonda orbitou a Terra em espiral (322 órbitas) até conseguir escapar do campo gravitacional terrestre e ser capturada pelo campo gravitacional da Lua, onde fará o procedimento inverso até atingir a órbita operacional. A primeira órbita ocorreu em 15-nov-2004.
Será testado um novo sistema de transmissão de dados a altíssima velocidade, área tecnológica que a Agência Espacial Européia lidera no campo de comunicações.
A análise da composição química da superfície lunar vai fornecer mais parâmetros sobre a distribuição dos materiais que contribuirá decisivamente nos estudos da formação da Lua.
Algumas das tecnologias testadas auxiliarão a ESA no futuro projeto BepiColombo, que será lançado para investigar o planeta Mercúrio.
26-jan-2005 Depois de dois meses executando uma descida espiralada, a Smart-1 envia a primeira imagem da superfície, o que comprova o bom funcionamento da câmara AMIE. Atualmente a 1.000 km de altura, a sonda está iniciando a segunda fase de descida para atingir o nível de trabalho de 300 km, em 28 de fevereiro.
01-mar-2005 A sonda é colocada em sua óbita definitiva, ligeiramente mais baixa que a prevista, para permitir melhores fotos da superfície. O sistema de propulsão iônico completa 4.600 horas de perfeito funcionamento, com grande economia de combustível. Este ganho permitirá extender a missão por mais de um ano.
08-jun-2005 A sonda detecta pela primeira vez depósitos de cálcio sobre a Lua durante os procedimentos de calibragem dos instrumentos.
14-mar-2006 Cumpridos os objetivos da missão, foi anunciado um plano para lançar o satélite contra a superfície da Lua e analisar os resultados. A sonda chegaria à superfície com uma velocidade de 7.200 km/h e dissiparia uma energia de 1,5E6 kw e está previsto para setembro de 2006.
31-ago-2006 O impacto está previsto para a noite de sábado, 2 -set às 21:38 ou na órbita seguinte, no domingo 3-set às 2:43. Uma rede de observadores acompanhará o evento.
03-set-2006 A sonda se chocou com a Lua às 02:42:22 (LT) 05:42:22 (UT) nas coordenadas 34,4ºS - 46,2ºW, Lago da Excelência, próximo ao terminador, terminando sua produtiva missão.

24-nov-2004

Feche esta janela para voltar