Mars Science Laboratory

Curiosity

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA - Agência Espacial Americana

Destino: Marte

Objetivo: Continuar o trabalho dos rovers (MER) Spirit e Opportunity.

Custo: 2,5 bilhões de dólares.

Projeto e construção: Nasa

Lançamento: 25 de novembro de 2011 por foguete Atlas V.

Características: Trata-se de um rover com um tamanho três vezes maior que os MER atuais, com 900 kg, com novos recursos e uma fonte de energia radioativa, que o tornará independente da energia solar. Ao contrário dos air-bags usados pelos MER para amortecimento do pouso, um módulo de descida (Sky crane) baixará o rover suavemente ao solo através de um cabo. Isto permitirá que ele inicie as operações imediatamente após tocar o solo.
Ele pousará próximo à cratera Gale, na fronteira entre as planícies do hemisfério norte e as montanhas altas do hemisfério sul.

Instrumentos:

- APXS - Espectrometro de particulas alfa e raios-X.

- Braço manipulador para coleta de amostras.

- ChemCam - Conjunto para análises químicas composto por um telescópio equipado com um canhão laser capaz de aquecer a 10 000 ºC rochas a 10 metros de distância e LIBS (Laser-Induced Breakdown Spectroscopy), um espectrógrafo para análise da radiação emitida pelas amostras evaporadas.

- Chemin - Laboratório para análise de minerais.

- CHIMRA - Sistema de coleta e manuseio de amostras de rochas para analise.

- DAN IKI - Dynamic Albedo of Neutrons. O instrumento russo é um espectrometro para medir a abundância de água localizando hidrogênio e hidróxidos abaixo da superfície.

- DRT - Ferramenta para remoção de poeira dos instrumentos.

- MAHLI - Gerador de imagens do braço manipulador.

- MARDI - Camara de vídeo de alta resolução que será acionada para gravar e transmitir dados antes mesmo do lander ter tocado o solo marciano.

- MastCam - Câmaras com zoom óptico de 10X, capazes de gerar imagens tridimensionais de grande campo assim como fotos detalhadas de amostras com 10 cm de tamanho a 1000 metros de distância.

- Navcam - Câmara de navegação.

- PADS - Furadeira e polidora para aquisição de amostras.

- RAD - Detector de radiação

- REMS - Sistema de monitoração do ambiente.

- RTG - Gerador de energia de radio-isótopos.

- SAM - Laboratório interno para análise detalhada de amostras coletadas.

Histórico: O MSL- Curiosity está sendo considerado como um meio termo entre os rovers Spirit/Opportunity e a análise local feita por astronautas. Um estudo foi feito para lançar, em vez de um rover em 2009, dois em 2011, mas apenas um será lançado em 25 de novembro de 2011 com a chegada a Marte prevista para agosto de 2012.
A sonda fará sua trajetória a uma velocidade de cerca de 3.570 m/s (12.800 km/h). Ao se aproximar de Marte, a gravidade fará com que a velocidade aumente até 5900 m/s (21.200 km/h) na entrada da atmosfera. O atrito do escudo termico reduzirá esta velocidade até 405 m/s (1.450 km/h), quando será aberto o paraquedas. Quando o paraquedas reduzir a velocidade para 125 m/s (450 km/h), a 8 km de altitude, o sky-crane (guindaste aéreo) será liberado, acionará seus foguetes, baixará o MSL-Curiosity por um cabo e o colocará suavemente no solo. Em seguida liberará a sonda e se afastará até uma distancia segura.
Esta sequencia de pouso é extremamente arriscada e nunca foi tentada antes.

25-nov-2011 - A sonda é lançada com sucesso às 15:02 TU.

6-ago-2012 - 05:32 TU - O MSL-Curiosity pousa na superfície de Marte e transmite as primeiras imagens. O MRO conseguiu fotografar o paraquedas durante a descida. Veja a foto em:
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/multimedia/pia15978b.html

10-ago-2012 A Curiosity se prepara para o "transplante de cérebro", ou seja, a retirada dos programas de navegação interplanetária, que não são mais necessários, e a instalação dos programas de pesquisa dos dois computadores de bordo. A transmissão e instalação dos softwares vai até o dia 13 de agosto.

12-jan-2005

Feche esta janela para voltar