Phoenix Mars

Mars Scout Program 1

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA - Agência Espacial Americana

Destino: Região polar de Marte

Objetivo: Pesquisar presença de água e vida nas planícies geladas ao norte do planeta.

Custo: 420 milhões de dólares.

Projeto e construção: Nasa / Lockheed Martin

Lançamento: 4 de agosto de 2007, por foguete Delta II.

Características: Como o nome sugere, a Phoenix Mars é um renascimento das missões Mars Surveyor Lander (2001), cancelada em 2000, e do desaparecimento da Mars Polar Lander (1999), das quais herdou os principais instrumentos e projetos. É um módulo fixo de 350 kg com um braço robótico capaz de perfurar as camadas de gelo para a coleta de amostras e dispõe de sofisticados instrumentos de análise. Ele deve funcionar por 90 sóis (dias marcianos).

Instrumentos:
TEGA - forno miniatura e espectometro de massa
MECA - microscópio óptico de força-atômica e laboratório eletro-químico
RA - Braço robótico
SSI - Câmara para imagens da superfície
RAC - Câmara do braço robótico
MET - estação meteorológica
MARDI - câmera para imagens da descida

Histórico: O MSP (Mars Scout Program) é um programa de pesquisa de custo relativamente baixo, para complementar o trabalho de outras missões.
A Phoenix deve pousar em Marte em maio de 2008. O local só será definido após o recebimento de imagens enviadas pela Mars Reconaissance Orbiter, lançada em agosto de 2005.
10-abr-2008 A equipe de controle da missão fez pequenas correções de órbita para a entrada na atmosfera marciana no dia 24 de maio e pouso na região polar norte do planeta, fora da calota polar.
25-mai-2008 A Nasa confirma o pouso da Phoenix na região polar de Marte e recebe as primeiras fotos.
5-nov-2008 Depois de 5 meses de coleta e envio de dados a sonda começa a sofrer os efeitos da chegada do inverno marciano. O frio e o pó acumulado nos coletores reduziu drásticamente sua capacidade de coletar energia e de transmitir dados. Espera-se que suas funções sejam interrompidas a qualquer momento.

10-jun-2005

Feche esta janela para voltar