Phobos-Grunt

Solo de Phobos

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: Russia - ESA

Destino: Phobos

Objetivo: Coletar e retornar amostras da superfície de Phobos, analisar amostras do solo, monitorar o comportamento das tempestades de Marte e estudar sua alta atmosfera e a radiação do meio.

Custo:

Projeto e construção: NPO Lavochkin

Lançamento: 9 de novembro de 2011 por foguete Zenit-2

Características: A sonda é composta por três módulos, de propulsão, de descida e de retorno.

Instrumentos: Os instrumentos estão concetrados no módulo de descida, que tem dispositivos de coleta de amostras que serão armazenadas no módulo de retorno. Após o lançamento do módulo de retorno, ele continuará operando e transmitindo dados para a Terra.
- Braço de coleta de amostras e análise microscópica do solo
- perfuratriz para coleta das amostras de retorno
- espetrofotômetro para análide se amostras
- câmara de campo estreito
- câmara de grande campo
-
Histórico: A missão está sendo planejada desde 2001, até o momento 25 experimentos estão propostos. Este projeto está sendo revisto pela Agência Espacial Federal (antiga Rosaviakosmos).

9-nov-2011 Depois de lançada com sucesso e colocada na órbita prevista, os motores que a colocariam no rumo de Marte falharam.
Os técnicos da missão estão fazendo esforços para ativar os sistemas e acionar os motores. Eles teem baterias para 3 dias de tentativas.
23-nov-2011 Depois de várias tentativas, os russos declararam perdida a sonda. Ela deve reentrar na atmosfera na vidada do ano.
15-jan-2012 A sonda fez uma reentrada descontrolada sobre o Pacifico norte, sem maiores consequencias.

10-dez-2005

Feche esta janela para voltar