Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA

Destino: Coroa solar

Objetivo: Estudar as CME

Custo:

Projeto e construção: NASA

Lançamento: Até 2018

Instrumentos:

Histórico: Um satélite do tamanho de um carro está em desenvolvimento na Nasa.

Ele mergulhará na atmosfera externa do Sol antes de 2018, para um estudo da sua coroa superaquecida, dos ventos solares e da sua radiação mortífera

A sonda solar é parte do planejamento de longo prazo do presidente Barack Obama, anunciado em abril enfocando a exploração robótica do sistema solar antes de enviar astronautas a Marte, na década de 2030.

A missão Solar Probe Plus da Nasa objetiva solucionar duas questões chaves da física solar: por que a atmosfera externa é tão mais quente que a superfície visível e o que impulsiona o vento solar que afeta a Terra e o sistema solar?

Depois de uma jornada de 144 millões de quilometros até o Sol, com sete assistências gravitacionais planetárias, incluindo Vênus, a sonda Solar Probe Plus mergulhará na atmosfera do Sol a cerca de 6,4 milhões de quilometros da superfície da estrela.

Ela exporá seus dois paineis solares por trás de um escudo de calor composto de carbono projetado para resistir a temperaturas superiores a 1.400 graus Celsius e coletará dados com seu sofisticado conjunto de instrumentos.

A sonda fará também vários outros experimentos, incluindo estudos das particulas que compõem o vento solar, dos campos elétricos e magnéticos do Sol, dos elétrons de alta-energia, prótons e íons e fará imagens tridimensionais da coroa.

A sonda está programada para lançamento antes de 2018, conforme informações da NASA.

20-out-2011

Feche esta janela para voltar