Mars Perseverance rover

Rover 2020 + Ingenuity

Dúvidas e Perguntas?

Responsável: NASA - Agência Espacial Americana

Destino: Cratera Jezero em Marte

Objetivo: Continuar o trabalho dos rovers MER - Spirit, MER - Opportunity e MSL - Curiosity.

Custo: 2,5 bilhões de dólares.

Projeto e construção: Nasa

Lançamento: Julho de 2020

Características: Trata-se de um rover idêntico ao Curiosity, mas com uma nova coleção de instrumentos. O local de descida será a cratera Jezero, em 18 de fevereiro de 2021. Ele levará um helicóptero, o Ingenuity, para localizar as áreas de interesse na pesquisa. Serão coletadas e embaladas amostras de solo de alguns pontos selecionados, que posteriormente serão resgatadas e trazidas à Terra.

Instrumentos:

Mastcam-Z

Basicamente o mesmo "pescoço" do Curiosity, com uma câmera atualizada com capacidade de visão panorâmica, estereoscópica (3D) e zoom.

SuperCam

Um instrumento capaz de capturar imagens, fazer análise da composição química e mineral das rochas e do solo, detectar a presença de compostos orgânicos em rochas e na poeira superficial - tudo à distância.

PIXL

Instrumento Planetário para Litoquímica por Raios X.
Um espectrômetro de fluorescência de raios X que inclui um gerador de imagens com alta resolução para determinar a composição elementar dos materiais da superfície de Marte, o que permitirá a detecção e análise dos elementos químicos de forma mais detalhada do que a realizada pelos robôs anteriores.

SHERLOC

Varredura de Ambientes Habitáveis com Raman e Luminescência para Produtos Orgânicos e Químicos
Um espectrômetro que irá gerar imagens em alta resolução. O aparelho irá utilizar um laser ultravioleta para determinar a mineralogia e detectar compostos orgânicos.

MOXIE

Experimento Oxigênio em Marte
Tido como a grande estrela dessa missão, o equipamento testará uma tecnologia inovadora para produzir oxigênio a partir do dióxido de carbono atmosférico de Marte.

MEDA

Analisador Dinâmico do Meio Ambiente de Marte
Um conjunto de sensores que farão uma análise sem precedentes do clima de Marte, incluindo medições de temperatura, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e tamanho e forma das partículas de poeira.

RIMFAX

Radar para Exploração Subterrânea de Marte
Um radar capaz de penetrar no solo, produzindo mapeamentos com resolução em escala de centímetros das estruturas geológicas de subsuperfície.

INGENUITY

Helicóptero tipo "drone" para pesquisar a região em torno do Rover e ajudar a definir os locais de maior interesse na pesquisa.

Histórico:

30-jul-2020 O Perseverance é lançado do Cabo Canaveral na Flórida.

10-ago-2014

Feche esta janela para voltar