BICEP2

Background Imaging of Cosmic Extragalactic Polarization 2

Dúvidas e Perguntas?

Um telescópio especial, montado no polo sul da Terra, depois de inúmeros problemas e ajustes, conseguiu medir a polarização da luz emanada pelo Big-bang!
Os dados obtidos confirmam a ocorrência do "período inflacionário" que deu origem ao "bang" do Big-bang.
- é a primeira evidencia clara do comportamento "quantizado" da gravidade, similar ao comportamento da luz;
- é a primeria detecção das ondas gravitacionais atuando na matéria;
- é a primeira detecção da radiação "Hawking".


imagem: JPL-NASA

O pequeno telescópio BICEP, refrigerado a temperaturas próximas do zero absoluto por hélio líquido, foi montado no terraço de uma estação científica do polo sul, dotado de sensores especiais para detectar a emissão polarizada da radiação cósmica de fundo, característica do universo profundo à temperatura de 2,7 kelvins.


foto: JPL-NASA

Depois de várias tentativas e resultados duvidosos, problemas de estabilidade do banco de gelo onde o telescópio está apoiado, pelas dificuldades de operação num local tão inóspito (tudo teve que ser transportado de aviões), foi construida uma segunda versão, o BICEP2, que depois de 3 anos de coleta de dados, agora apresenta os resultados.


imagem: JPL-NASA

A polarização da luz emitida pela radiação de fundo é a única maneira de confirmar os dados obtidos pelo COBE (Cosmic Background Explorer) e pelo W-Map (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) que lastrearam, mas não comprovaram a ocorrência do Big-bang. Para chegar a estes dados, várias refinamentos do sinal tiveram que ser feitos de modo a eliminar todas as influencias externas, oriundas da nossa propria galáxia, de outras galáxias (lentes gravitacionais que perturbam o sinal) e de fontes terrestres. Dados de vários outros observatórios, como o satélite europeu Planck, da ESA, foram usados na análise de dados. Muitos cientistas ainda analisam possíveis "contaminações" do sinal, mas o experimento já conseguiu obter "5 sigmas" no ranking de confiabilidade.

Esta certamente é uma das descobertas dignas de um Nobel.

Para quem quiser ler os artigos originais em inglês, siga o link:
http://bicepkeck.org/

23-mar-2014

Voltar