Nosso trabalho


Programa de ocultação de estrelas pela Lua

Cronometragem e registro de ocultações pela Lua enviados ao Greenwich Observatory através da RAS - Royal Astronomical Society, ao USNO - U.S. Naval Observatory, de onde recebíamos as previsões e ao International Lunar Ocultations Center do Astronomical Division Hydrographic Department, no Japão onde as reduções de dados foram feitas a partir de 1981 até o encerramento da coleta de dados.


Medição fotométrica de estrelas variáveis.

Coleta e envio de dados de variação de brilho de Novas e Super Novas, registro de mínimos e máximos de variáveis atendendo chamadas do U.S. Naval Observatory, Royal Greenwich Observatory, AAVSO - Americam Association of Variable Star Observators, Observatório Nacional e LIADA - Liga Ibero-Americana de Astronomia.


Acompanhamento de eclipses

Cronometragem e fotografia de eclipses promovendo a reunião de vários colaboradores e grande quantidade de equipamento fotográfico que resultaram em belas fotos e registros cronometrados da passagem da sombra pela Lua.

Eclipse parcial do sol - Kodakrome 100 Celestron 90 1.000 mm f/11 1/250 seg. Sem filtro


Acompanhamento e Ocultação de asteróides

Localização, cronometragem e registro fotométrico de ocultações de estrelas por asteróides.


Fotografia

Utilizando o telescópio grande para acompanhamento fizemos grande quantidade de fotos de objetos Messier, cometas, planetas e eclipses, que revelamos no próprio observatório. Construímos adaptadores para acoplar nossas Pentax aos diversos telescópios e construímos um "eixo polar" com acionamento elétrico para fotografias no campo, porque diversas de nossas fotos foram inutilizadas devido às vibrações geradas pelo tráfego nas proximidades ou pelos faróis dos aviões do Aeroporto da Pampulha.


Júpiter e Europa - Dall Kirkhan 300 mm projeção de ocular Kodacolor 400 1 seg



Saturno - Dall Kirkhan 300mm projeção de ocular Kodacolor 400 1 seg

Atividade solar - Celestron 90 com filtro solar

Trânsito de Vênus - 8 Junho 2004 - webcam

Crescente de Venus em 14 jun 2004- webcam

Lua no horizonte - Kodacolor 100 Celestron 8" 2.000 mm f/10 1/60 seg.
O traço na parte superior é devido a um fio desfocado no primeiro plano

Omega Centauri - Kodak Tri X 400 Tele 300 mm f/5 4 min

Observação de cometas

Vários dos cometas descobertos no período puderam ser observados e suas coordenadas plotadas para determinação dos dados orbitais. A grande abertura do Dall Kirkhan nos permitiu localizar cometas de 12ª magnitude, antes que a poluição luminosa da cidade nos alcançasse.

Cometa Halley - Março 1986 - Kodak Tri X 400 55 mm f/2 - 8 min
Observatório Phoenix