Ganho de luz

Se nossos olhos estiverem acomodados ao escuro, nossas pupilas aumentarão e nos permitirão ver muito mais. Quando crianças, a abertura de nossas pupilas chegam a atingir 8 mm de diâmetro. À medida que vamos ficando mais velhos, a flexibilidade da íris será reduzida e a abertura irá sendo diminuída. Enquanto jovens, esta abertura se manterá em torno de 7 mm. Quando chegamos à meia idade, ela se restringe a uns 5 mm de diâmetro. Isto afeta drasticamente nossa capacidade de visão, porque a luminosidade está ligada à área desta abertura.

Se calcularmos as áreas nos dois casos: 82 = 64 ; 52 = 25 ; veremos que a capacidade de visão será reduzida na proporção de 64 para 25, ou para 40%.
Ou seja, precisaremos de mais do dobro da iluminação para enxergar como os jovens.
Quando usamos um instrumento óptico, a área de recepção de luz é diretamente proporcional ao quadrado do diâmetro da objetiva. Por isso podemos dizer que um telescópio de 130 mm tem um ganho de luz 340 vezes maior que o do olho humano.
Fazendo as contas e dividindo os quadrados, teremos:

1302 = 16.900
72 = 49
16.900 / 49 = 344

Por isso a abertura do telescópio é tão importante!

Quando dizemos que um telescópio tem o dobro da potência de outro, não significa que ele dará o dobro de aumentos, e sim que captará duas vezes mais luz.