Cortando os blocos

De posse dos blocos de vidro, vamos dar um jeito de cortá-los, bem redondos e bem acabados. Precisamos de dois blocos: um será nosso espelho, e o outro a ferramenta. Normalmente as vidraçarias não sabem como cortar o vidro redondo sem uma broca diamantada. Usam um diamante para riscar e um martelo para dar uma forma aproximada e depois arredondam as peças manualmente na lapidadora gerando discos fora de medida, ovalados, lascados e com laterais fora do esquadro, além de cobrar muito caro, porque é um serviço demorado.

Construa uma fresa com alguns pedaços de madeira e um pedaço de chapa galvanizada. Além da fresa você vai precisar de uma base/guia. Para construir o conjunto você vai precisar de:

- 1 base de compensado de 15 mm de 22 x 22 cm (ou maior)
- 1 guia de compensado de 3 mm de 22 x 22 cm com um furo para a fresa.
- 1 disco de madeira de 2 cm com 141 mm de diâmetro.
- 1 pedaço de chapa galvanizada #24 ou #26 (0,5 mm) de 60 x 442 mm.
- 4 espaçadores de madeira de 30 x 30 x 50 mm.
- 1 sarrafo de madeira de 2,5 x 4 x 40 cm para a manopla.
- alguns pregos

Pregue a cinta de aço em torno do disco de madeira. É bom furar a chapa antes de 3 em 3 cm com um punção. Com um tesourão, faça alguns dentes na chapa para facilitar a entrada do abrasivo. Pregue ou aparafuse a manopla. Pregue os espaçadores na base de compensado e fixe o bloco de vidro com pregos nos cantos. Em seguida faça um furo no centro da guia para a fresa e pregue-a parcialmente os espaçadores.
Terminada a montagem da fresa , com o bloco bem preso, coloque um bocado de abrasivo #80 em um copo pela metade de água e mãos à obra. Vá colocando abrasivo com uma colherinha e friccionando a fresa para a frente e para trás e andando em torno da fresa. Dá para cortar mais ou menos 1 cm por hora de trabalho. Arranje um amigo para ajudar. Quando o corte tiver mais de 3 mm, a guia de compensado não será mais necessária. Desta maneira você conseguirá um bloco redondinho.
Para melhorar o acabamento , cole o bloco com um pouco de betume aquecido sobre um pedaço de madeira de 2 cm de espessura pregado a uma tábua. Friccione uma tira de chapa galvanizada de 5 x 60 cm em torno do bloco com abrasivo para desbastar a superfície lateral.
Se você tiver uma máquina com eixo vertical , este trabalho será bem mais rápido. Para o chanfro, use um tronco de cone de chapa cortado conforme o desenho . Se não dispuser de uma politriz, use uma pedra de afiar e faça um chanfro de 45 graus com 2 x 2 mm de largura em toda a volta nas duas peças.

Escolha a peça mais bem acabada para ser o seu espelho. O outro bloco será a ferramenta. Verifique qual lado tem a borda mais perfeita e faça uma marca na face oposta, a 2 cm da borda.
Meça a área útil do espelho: deve ter aproximadamente 136 mm de diâmetro útil, ou um pouco menos.

Neste bloco serão investidas muitas horas de trabalho. Para protegê-lo adequadamente, recomendamos fazer um estojo que será usado para sua guarda e transporte.