O desbaste

Assim que estiver pronta a bancada, providencie três calços de madeira de 2 x 1 x 4 cm para fixação dos blocos, aparafusados a 120º, bem centrados na mesa.
Coloque lastro sobre os pés da bancada, suficiente para que ela fique firme e mãos à obra.

Para conseguir a forma correta do espelho, vamos esfregar o bloco de cima no de baixo, colocando abrasivos entre eles. Defina a área de deslocamento do centro do bloco superior e comece com os blocos centrados.
Os golpes devem ser retos, para a frente e para trás. A amplitude do curso irá depender do tipo de operação . A cada golpe deveremos deslocar lateralmente o bloco superior para evitar desgastes localizados indesejáveis.
Deveremos observar limites de deslocamento para evitar que o bloco superior perca a sustentação e oscile sobre a borda do bloco inferior. Esta oscilação pode causar arranhões profundos e danificar nosso trabalho.
A cada bateria de golpes devemos mudar a nossa posição em relação aos blocos, de maneira aleatória, para evitar que uma atuação maior em um sentido gere astigmatismo. Uma boa maneira de fazer isso é se movimentando em torno da bancada.

Fixe a ferramenta na mesa e junte a meio copo de água, uma colher de chá de abrasivo #80, e usando uma colherinha pequena, agite e coloque um pouco de abrasivo com água sobre o bloco. Coloque o espelho centrado sobre a ferramenta.

A operação de desbaste consiste em esfregar o centro de um bloco (espelho) sobre a borda do bloco fixo na bancada (ferramenta) um determinado número de golpes (por exemplo: 12 vezes). Iniciando com o espelho centrado, faça movimentos de vaivém deslocando o espelho conforme os traços indicados (verdes) e concentre a bateria de movimentos sobre a região a ser trabalhada, indicada pelo traço vermelho. Faça sempre movimentos retos com um pequeno movimento lateral a cada curso para espalhar o abrasivo e evitar que o desbaste ocorra numa faixa estreita. Após concluir a bateria de movimentos, retorne o espelho ao centro, usando o mesmo procedimento. Em seguida mude a sua posição em relação à bancada e repita a operação. Este procedimento será repetido até que o abrasivo acabe ou fique muito sujo. O movimento em torno da bancada fará com que as peças tomem a forma de uma calota esférica.

Comece com o curso 1 . À medida que o desgaste for se acentuando, alterne com o curso 2 para regularizar a superfície.

O croquis mostra o percurso do centro do espelho a cada bateria de movimentos. Não aperte para baixo. Use apenas o peso das suas mãos. Nesta fase a região desbastada vai se concentrar no meio do espelho e na borda da ferramenta.

Para evitar a aberração esférica , seu espelho deve obedecer à fórmula de "Lunettes et Telescopes" que estabelece o limite inferior da distância focal para espelhos esféricos para cada abertura:

f 3 >= 3,49 D 4

Esta formula é empírica, onde :

f = distância focal em milímetros
D = diâmetro do espelho em milímetros

Use o calculador para testar os valores de D.
Insira o valor do diâmetro em milímetros e clique fora do quadro.

Diâmetro do espelho (mm):
Distância focal mínima (mm):
Relação focal (f / D):
Flecha (mm):

Distâncias focais maiores não representam problemas mas para distâncias focais menores o espelho primário será obrigatoriamente paraboloidal para evitar a aberração esférica.

A fórmula indica uma relação de f / D de aproximadamente 8 para o espelho com diâmetro de 130 mm, o que implica em uma distância focal mínima de:

f = 8 x 130 = 1040 mm.

Como o raio de curvatura é o dobro da distância focal, R = 2.080 mm ou 2,08 metros; logo, fazendo os cálculos, você terá de desbastar aproximadamente 1 mm de flecha no centro de seu espelho. Use um pedaço de arame ou lâmina de 1 mm de espessura e uma régua para medir a sua profundidade .

A fase de desbaste é relativamente rápida e a fase seguinte, a ajustagem, irá aumentar ligeiramente a flecha, por isso pare um pouco antes de atingir a profundidade desejada.