O aparelho de Foucault

Para fazer os testes do espelho você vai precisar construir um dispositivo de testes, mais conhecido como Aparelho de Foucault (pronuncia-se "fucô") ou um Teste de Ronchi (pronuncia-se "ronki") .

O teste de Ronchi é mais fácil de construir e de usar, mas só faz testes qualitativos e a visualização dos defeitos, não permitindo a medição dos erros. Além disso ele requer uma grade com pelo menos 5 traços por milímetro que deve ser adquirida em lojas especializadas. Por isso damos preferência ao aparelho de Foucault tradicional.

Para analizar espelhos esféricos você precisa apenas de uma estrela artificial e uma lâmina para cortar o feixe de luz que retorna do espelho.
Você pode usar uma lanterninha tapada com papel alumínio onde é feito um furo de alfinete e uma lâmina de barbear fixada em um toquinho de madeira como no desenho . Para medições mais completas recomendamos fazer um aparelho um pouco mais complicado.

Consiga uma base de madeira de 25 x 18 cm e monte um conforme o croqui. A lanterna pode ser feita com um pedaço de tubo de metalon, alumínio ou PVC de 15 cm . Use uma lâmpada de lanterna ou um led de alto brilho, alimentados por duas pilhas ou um pequeno transformador. O led consome menos energia mas precisa de um resistor em série para limitar a corrente do transformador.

Faça um furo de 6 mm na frente do tubo, na direção do filamento da lâmpada e cole um pedaço de imã (destes flexíveis, de propaganda que colamos nas geladeiras) com um furo igual.
Use duas lâminas de aparelho de barbear grudadas no imã para fazer a fenda regulável na frente do furo.

Use uma peça triangular de madeira para fazer a mesa móvel e nela fixe um pedaço de chapa com uma dobra em L para suportar a faca. As dimensões não são críticas mas o conjunto deve movimentar pelo menos 4 centímetros.
Use uma haste cromada de amortecedor de porta-malas de carro para fazer a guia (ferro velho) e fixe na base com dois blocos de madeira furados.

Os patins podem ser de alumínio ou latão cortados em V. O centro da faca deve ficar na mesma altura do furo da lanterna, deve ser amolada com uma lima ou na pedra de afiar e o gume deve estar bem reto.
Rosqueie na mesa um parafuso de 3/16" ou 5/32" para fazer o movimento de inclinação. Instale um disco de plástico do lado da cabeça para acionar o parafuso e arredonde a ponta que vai apoiar na guia de vidro, que pode ser colada sobre a base.

Para movimentar a mesa para a frente use um parafuso M 6x1 de 50 mm de comprimento com um pequeno furo na ponta, onde é instalada uma agulha grande de costura. Faça um rebaixo com uma broca no patim, no alinhamento do parafuso, para encaixar a agulha.

É necessário embutir uma porca no bloco de madeira para que o parafuso gire bem macio. Do lado da cabeça do parafuso, fixe com uma porca um disco de plástico, dividido em 10 partes iguais. Como o parafuso tem um passo de 1 mm você terá precisão de 0,1 mm na leitura do indicador. Ao lado do disco fixe um pedaço de régua ou de fita de trena com divisões em mm. Na verdade, só fazemos medidas quando trabalhamos com espelhos parabolóides, mas é bom que o aparelho esteja pronto para esta função.

Para retornar a mesa use um pedaço de mola ou elástico, fixado por baixo da mesa. Coloque um lastro sobre a mesa móvel para que ela fique bem estável.

Faça também um suporte ajustável para o espelho com dois batentes inferiores fixos e um parafuso acionado por trás. Este parafuso será muito útil no alinhamento do espelho para os testes. A inclinação das laterais deve manter o espelho contra os apoios, mas para evitar "acidentes", instale uma trava de segurança giratória feita com um pedaço de arame grosso.

Como todo bom aparelho científico, coloque 3 pés, para que fique bem estável.