Polimento de secundários planos

O polimento de superfícies planas não oferece grande dificuldade, no entanto existe uma tendencia de aparecerem "bordas baixas". Por isso é recomendável polir um bloco maior, com o dobro da maior dimensão do espelho diagonal.

Prepare uma ferramenta de betume (pitch-lap) similar à feita para o espelho primário. Ao invés de sulcos, faça a prensagem usando um pedaço de filó sobre o betume e um plástico fino para evitar a aderência ao vidro. Os sulcos resultantes permitirão o movimento do rouge durante o polimento.
Usando os movimentos do curso 3 de ajustagem faça o polimento .
Para fazer o teste será necessária uma segunda superfície plana. Se este plano padrão não for disponível, faca o polimento de três peças iguais e acompanhe o andamento testando a cada 15 minutos de trabalho. A permutação das peças irá permitir o acompanhamento e a escolha dos movimentos que permitirão a obtenção de um plano de qualidade.

Usando a fonte de luz monocromática você deverá ver as franjas como na figura.

Identifique as três peças e faça o teste permutando as peças: A x B, B x C e A x C.

Obtidas as franjas, aperte ligeiramente a borda com o dedo. Se as franjas se aproximarem do dedo, as peças estão convexas. Se se afastarem estarão côncavas. Este teste permitirá definir como cada uma deverá ser trabalhada.