A célula espelho principal

Também conhecida como célula da objetiva , este conjunto, além de manter firmemente o bloco no lugar, deve permitir a centragem óptica do espelho principal. Para construí-lo usaremos:

- Um disco de madeira de 20 mm de espessura, torneado na medida do diâmetro interno do tubo.
- Um disco de madeira de 15 mm de espessura, torneado com a medida do diâmetro externo do espelho mais 4mm.
- Três parafusos de 5 mm (3/16") de 50 mm de comprimento e cabeças sextavadas.
- Três porcas tipo borboleta
- Três arruelas
- Seis pedaços de mola de portas de aço de 20 x 50 mm.
- Três pedaços de chapa de alumínio para fazer as garras.
- Parafusos auto-atarrachantes.
- Retalhos de feltro ou de cortiça para os apoios.

Usando um compasso, faça nos discos a localização de três pontos a 120º sobre uma circunferência de 110 mm de diâmetro. Fure estes pontos com uma broca de 5 mm. No disco menor faça rebaixos para encaixar a cabeça dos parafusos de modo que eles não possam girar nem encostar no fundo do espelho. Também a 120º, mas nas posições intermediárias, monte as garras para fixação e cole três pedacinhos de feltro ou cortiça próximo às garras para apoio do espelho. Faça as molas elípticas com pedaços de 20 x 50 mm, cortados de molas de portas de aço de enrolar e com um furo central de 5 mm. Este tipo de mola diminui o movimento lateral do espelho. Em seguida monte o conjunto usando as borboletas. Este tipo de montagem facilita o alinhamento do espelho que pode se alterar durante o transporte.

Se optar por uma célula mais fina, construída em aço ou alumínio, devem ser usados parafusos menores e as cabeças podem servir de apoios para o espelho.