Montando oculares

Depois de polidas as lentes, vamos fazer a montagem das oculares. Alguns amadores usam papel, madeira e cola para fazer as peças internas e o corpo da ocular, mas para melhores resultados, precisaremos usinar tubos de PVC, alumínio ou latão. As medidas externas (padrão americano) são 24,5 (.965") e 31,7 mm (1-1/4"). Existem várias alternativas para o desenho das peças, mas a construção basica é mais ou menos esta:

Huygens e Dollond

A fixação das lentes não precisa necessáriamente ser feita através de peças roscadas: um anel elástico funciona bem. A posição das lentes, sua distância focal e o espaçamento é que determinam suas características finais.
Para as do tipo Huygens as proporções são 4-3-2 enquanto as Dollond usam 3-2-1.
Este números são respectivamente:
- a distância focal da lente de campo
- o espaçamento das lentes
- a distância focal da lente ocular.
O plano focal fica entre as lentes.

Ocular de Ramsdem

As oculares tipo Ramsdem são as mais usadas. Ela usa duas lentes com a mesma distância focal. Somente as dimensões são diferentes para facilitar a montagem. Como o plano focal fica abaixo da lente de campo, podemos instalar retículos diretamente no diafragma.

Sua construção é um pouquinho mais complicada. As proporções indicadas são de 1-1-1, isto é: o espaçamento é igual à distância focal das lentes, mas para que a lente ocular não "enxergue" os defeitos da lente de campo, é melhor usar as medidas:
Para uma distância focal de 10 mm:
Face 1 - Plana
Espessura (1-2) - 2 mm
Face 2 - Raio de curvatura 6,7 mm
Espaçamento - 6 mm
Face 3 - Raio de curvatura 6,7 mm
Espessura (3-4) - 1 mm
Face 4 - Plana

Para distancias focais diferentes, use valores proporcionais.

O diafragma fica no plano focal da lente ou do conjunto de lentes e sua abertura depende da montagem, já que sua função é limitar o campo, impedindo a visão de partes da própria ocular ou do interior do instrumento óptico. O diâmetro do campo depende do diâmetro das lentes e da abertura do diafragma.
Sobre o diafragma, quando necessário, instalamos o retículo. Os bons retículos, usados em instrumentos de precisão, são construídos com fios de teia de aranha bem finos. São escolhidos os fios sem a substância pegajosa que captura os insetos. Uma alternativa mais simples é colocar uma gota de cola transparente em uma borda do diafragma e, com uma agulha, puxar um fio e colar da outra borda. Os fios resultantes são mais grossos, mas funcionam bem se a cola não for quebradiça.