O tamanho do ano

Dúvidas e perguntas?

Objetivo

Compreender como o movimento de translação determina o tamanho do ano.

Material e Montagem

- Planetário de Orrery
- papel e lápis
- fita adesiva
- um alfinete

Procedimento

Fixe o Orrery numa mesa e gire o conjunto no sentido anti-horário mostrando os sentidos de rotação e translação da Terra.
Use fita adesiva para fixar uma folha de papel sobre a mesa, abaixo do eixo da Terra. Com o lápis, faça uma seta na direção do Sol, exatamente abaixo do eixo da Terra. Explique que esta marca é a direção do Sol e também de uma estrela distante. Use um ponto da parede como referência para esta estrela, ou melhor, desenhe uma estrela num papel e cole no ponto de referência. Escolha um meridiano de referência (meridiano local ou o de Greenwich), espete o alfinete e o coloque alinhado com o Sol.

Enquanto movimenta o conjunto e gira a Terra, explique que o ano dura 365,25 dias, isto é 365,25 rotações da Terra. Pare com o meridiano (alfinete) alinhado com o Sol, 5 cm antes de atingir o ponto marcado no papel. Faça uma segunda marca. Faça setas na direção do Sol e outra na direção da "estrela distante" (paralela à da primeira marca). Mostre o ângulo entre as duas setas. Explique que a diferença é de 6 horas, ou um quarto do dia.

Gire a Terra um quarto de volta enquanto movimenta o conjunto para a primeira marca mostrando esta diferença. Repita a volta completa e pare novamente 2 cm antes da segunda marca, sempre com o meridiano alinhado com o Sol. Faça uma terceira marca abaixo do eixo. Desenhe as novas setas. Mostre a diferença de angulo.

Gire a Terra meia volta enquanto movimenta o conjunto para a primeira marca mostrando esta diferença. Repita a volta completa e pare novamente 2 cm antes da terceira marca. Faça uma quarta marca e as setas.

Gire a Terra três quartos de volta enquanto movimenta o conjunto para a primeira marca mostrando esta diferença. Repita a volta completa e pare novamente 2 cm antes da quarta marca. Faça uma nova marca e novas setas.

Mostre que é necessário girar a Terra uma volta completa (um dia) para atingir a primeira marca.

- Pergunte aos alunos o que pode ser concluído desta experiência
- Explique como os antigos chegaram a esta conclusão e como foi resolvido o problema com a adoção do ano bissexto, com 366 dias (veja na seção Dicas - Os calendários)
- Explique a diferença entre ano solar e ano sideral.